Principal Categorias Matérias Aldeia do Sol. Educar para pensar é a nossa natureza!

Aldeia do Sol. Educar para pensar é a nossa natureza!

4 minutos para ler
0
2,708
Aldeia do Sol. Educar para pensar é a nossa natureza!

Administrada pelos irmãos Dilcemeri, Dilselene, Dirceu e Rosicléia Padilha, a rede de Escolas Aldeia do Sol possui três unidades em Guarapuava. A Escola Aldeia do Sol, o Centro de Educação Infantil Bambini, e o Centro de Desenvolvimento Infantil Anjo Sapeca, que buscam dar um atendimento individualizado aos seus alunos e adequarse à rotina das famílias, os pais podem definir quanto tempo seus filhos ficarão na escola, entre 4 e 11 horas. Hoje, 60% dos cerca de 300 alunos matriculados frequentam o ambiente escolar em período integral. A Anjo Sapeca e A Bambini trabalham com crianças de 4 meses até 5 anos de idade. Na Aldeia do Sol, os pequenos podem ingressar com 1 ano e 2 meses e permanecer até o término do ensino fundamental, no 9º. ano.

Dilcemeri, responsável pela integração entre as unidades, explica que o planejamento pedagógico das escolas é feito em conjunto por suas supervisoras e que a diferença entre elas está na estrutura física. ”Na Anjo Sapeca e na Bambini temos uma estrutura específica para atender crianças menores, com berçários totalmente esterilizados. Na Bambini , por exemplo, temos câmeras onde os pais podem ver os filhos online”, afirma. Outra particularidade dos Centros de Educação é o ano letivo estendido. ”A legislação pede que as escolas cumpram 200 dias letivos, mas nós passamos dos 250 dias. Muitos pais trabalham recessos, e férias escolares e precisam de um local para deixar as crianças”, esclarece. O grande diferencial da Aldeia do Sol é seu projeto pedagógico, que estimula os alunos a entender como funciona a interdependência entre o homem e o meio ambiente e compreender a importância da sustentabilidade. Na escola, as crianças entram em contato com animais, podem ajudar no cultivo da horta e utilizam tecnologias como e-book para desenvolver o conteúdo curricular.

As escolas oferecem atividades esportivas e culturais, com destaque para as aulas de equitação, na Aldeia do Sol. ”Por trabalhar o corpo por inteiro, a equitação desenvolve o físico, emocional e cognitivo, por isso temos essa atividade com todos os nossos alunos desde o 1 ano de idade”, conta Dilcemeri.

Também é uma preocupação ofertar um ensino de qualidade. Por isso, a maioria dos 60 funcionários das escolas possui especialização, mestrado ou doutorado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Coisas para fazer em Guarapuava

Fevereiro mal começou e ao contrário de janeiro, está voando! Apesar da semana ter sido rá…