Principal Categorias Matérias Lucy Decorações. Uma história construída com muito trabalho, agulha e tecido

Lucy Decorações. Uma história construída com muito trabalho, agulha e tecido

19 minutos para ler
0
993
Lucy Decorações. Uma história construída com muito trabalho, agulha e tecido

No dia 17 de outubro a Lucy Decorações comemora 43 anos de uma história que surgiu muito antes disso. O talento para os negócios e o espírito e empreendedor de Lucy Rocha Marcondes começaram a despontar ainda na infância. Filha de um casal de fazendeiros, ela veio para Guarapuava morar com a avó, para que pudesse estudar. Entre os cadernos e as Lucy Decorações Uma história construída com muito trabalho, agulha e tecido brincadeiras corriqueiras de criança, um dos principais passatempos da pequena Lucy era o comércio. “Eu saía na rua e vendia tudo o que podia, desde os doces que minha avó fazia até o pinhão e as frutas que o meu pai trazia da fazenda. As pessoas mais velhas ficavam impressionadas, porque eu sempre tinha dinheiro, e não era pouco não”, afirma.

Lucy se casou aos 16 anos e continuou procurando por sua independência financeira. No início, ela tricotava as roupinhas e mantas de bebê que comercializava. Depois, passou a trabalhar com enxovais,vendendo de porta em porta os produtos que trazia da cidade gaúcha de Caxias do Sul, que na época era um pólo no setor de cama, mesa e banho. O sucesso das vendas foi tanto que ela conseguiu comprar seu primeiro carro, um fusquinha, que a cada viagem voltava mais abarrotado de mercadorias.

Com o tempo, Lucy percebeu que seu lucro seria maior se ao invés de revender os produtos ela mesma fabricasse as peças. Assim o fusquinha voltou a tomar a estrada, agora rumo a Curitiba, para adquirir a matéria-prima necessária para a confecção dos produtos. “Comecei fazendo cortinas, depois as colchas e os acolchoados. Além das costuras também pintava as peças à mão”. Foi nesse período que Lucy montou seu primeiro ateliê, em um dos cômodos que ficava na parte de cima de sua residência. O ateliê em casa permitiu que ela dedicasse seu tempo tanto ao trabalho quanto à criação dos quatro filhos: Maria de Fátima, Jerusa, Luciana e Fabricio.

Nesse mesmo momento, Lucy precisou contratar uma costureira para lhe auxiliar com as encomendas que recebia. Os produtos feitos no ateliê começaram a fazer sucesso e Lucy aos poucos teve que aumentar o número de funcionários e aprender a realizar tarefas consideradas masculinas, como a instalação de cortinas. “Eu não tinha quem fizesse esse trabalho, então tive que aprender”. O cuidado que Lucy demonstrava ao fabricar os produtos e atender os clientes fez com que seus serviços fossem requisitados não só em Guarapuava, mas também em muitas cidades da região como Laranjeiras do Sul, Pinhão, Pitanga, Ponta Grossa e cidades do litoral.

Após anos de trabalho em casa e com o negócio já consolidado, em 1997 a empresária decidiu que era hora da Lucy Decorações ter um espaço só seu. O lugar escolhido foi um imóvel da família, localizado próximo à Lagoa das Lágrimas. “Quando eu defini o lugar do novo ateliê me disseram que eu teria que demolir a construção e fazer uma casa nova. mas eu dei um jeitinho e arrumei tudo de uma maneira muito agradável”, diz. Há dois anos a loja foi transferida novamente de lugar, e hoje conta um espaço que comporta uma sala para tecidos, sala de papéis de parede, showroom de persianas, duas salas de ateliês para costuras e bordados, sala de provas e ajustes de colchas e cortinas, oficina de persianas, estoque de tecidos e acessórios, lavanderia, setor administrativo e em breve um novo espaço para showroom de pisos laminados e tapetes.

Quem conversa com Luciana Camargo Barbieri logo percebe a admiração e o respeito que ela tem pela mãe. “Minha mãe é um pessoa super dinâmica, que se adapta muito fácil às mudanças, acompanha as tendências do setor, procura sempre aprimorar o ambiente de trabalho para que os colaboradores da Lucy possam exercer da melhor maneira suas funções, proporcionando um ambiente agradável aos nossos clientes, está sempre alegre, e tem uma maneira muito especial de tratar as pessoas, é um prazer e uma diversão trabalhar com ela”, revela.

Luciana cursou Direito, mas optou por uma área que lhe é muito familiar ao formar-se no Instituto Brasileiro Design de Interiores (IBDI), em Santa Catarina. Antes de se juntar à mãe na Lucy Decorações ela foi proprietária de uma loja de acessórios, em 2008, resolveu somar seu talento à experiência de dona Lucy e se tornou a Designer exclusiva da loja. Assim como a mãe, Luciana também se divide entre suas atividades profissionais e a criação do filho, Lorenzo, hoje com sete anos. ”O meu trabalho aqui proporciona um serviço a mais aos nossos clientes. Atendo com hora marcada e nas reuniões procuro seguir o perfil de cada cliente, visitar o ambiente, dando sugestões do que fica melhor em cada cômodo. Faço também os desenhos para que a pessoa consiga visualizar como vai ficar o resultado final. Dessa forma, quando adquire um produto o cliente acaba ganhando uma consultoria. Esse trabalho que desempenho na loja, também facilita o trabalho dos arquitetos, os quais sinto o maior prazer em atender.”, explica.

Para desempenhar essa função, Luciana foi atrás de cursos onde pudesse se especializar ainda mais na área. Além disso, todos os anos ela e Lucy frequentam as principais mostras e feiras do setor como a Casa Cor São Paulo, a Mostra Artefacto, a Mostra Black, Feira Gift, entre outras, sempre em busca de novas tendências. Em agosto, elas aproveitaram uma viagem em família para participar da mostra Artefacto Miami e da Feira de Design de Miami de onde trouxeram ideias e produtos novos.

Nos últimos cinco anos a Lucy Decorações passou a diversificar a quantidade de marcas disponíveis na loja, o que permitiu uma expansão dos negócios. Mas como nem tudo são flores, dona Lucy e a filha precisaram estudar e pesquisar ainda mais para se adaptar à nova realidade. “Minha mãe sempre teve clientes fixos e vimos o número de pessoas que nos procuravam aumentar bastante. Vivemos um período de turbulência, atrasávamos as entregas, pois não tínhamos pessoal suficiente para atender a tantas encomendas e todos acabavam acumulando funções”, esclarece Luciana. As duas encontraram a solução para esse problema através de cursos oferecidos pela ACIG e pelo Sebrae. “A minha mãe tem o tino para o comércio e eu sou mais paciente e detalhista. Acabamos nos completando na hora de trabalhar, o que precisávamos era dividir melhor as tarefas”, ressalta a Designer.

Atualmente 16 pessoas fazem parte da equipe da Lucy Decorações entre costureiras, instaladores, bordadeiras e auxiliares administrativos. Uma preocupação muito grande de dona Lucy e Luciana é com relação à qualificação de seu staff. Por isso, é comum que os funcionários participem de cursos e treinamentos promovidos pelas principais Nos últimos cinco anos a Lucy Decorações passou a diversificar a quantidade de marcas disponíveis na loja, o que permitiu uma expansão dos negócios. Mas como nem tudo são flores, dona Lucy e a filha precisaram estudar e pesquisar ainda mais para se adaptar à nova realidade. “Minha mãe sempre teve clientes fixos e vimos o número de pessoas que nos procuravam aumentar bastante. Vivemos um período de turbulência, atrasávamos as entregas, pois não tínhamos pessoal suficiente para atender a tantas encomendas e todos acabavam acumulando funções”, esclarece Luciana. As duas encontraram a solução para esse problema através de cursos oferecidos pela ACIG e pelo Sebrae. “A minha mãe tem o tino para o comércio e eu sou mais paciente e detalhista. Acabamos nos completando na hora de trabalhar, o que precisávamos era dividir melhor as tarefas”, ressalta a Designer. marcas presentes na loja. Constantemente elas estão investindo em novas tecnologias, para dinamizar as atividades e melhorar a qualidade de seus serviços. Exemplo disso é que a loja possui cinco máquinas computadorizadas para a realização de bordados em cortinas, colchas e lençóis. A empresa também conta com dois carros para dar mais agilidade à entrega e à instalação das encomendas.

Quando mãe e filha se tornaram parceiras na Lucy Decorações um de seus principais objetivos era oferecer ao público que há de melhor em tapetes, persianas, tecidos e papéis, já que muitos clientes se deslocavam até grandes centros como Curitiba e São Paulo a procura de produtos diferenciados. Assim elas investiram em qualidade e quantidade de marcas, dando ao cliente a possibilidade de escolher desde produtos com preços acessíveis até as grifes mais renomadas.

Hoje a loja tem exclusividade na venda de artigos da Luxaflex, famosa pela sua qualidade e líder mundial no mercado de persianas. No setor de tapetes, a Lucy Decorações dispõe de duas das principais marcas do país: a By Kamy e a Casulo Feliz. Dirigida pelo iraniano Kamyar Abrapour, a By Kami trabalha com novas técnicas e materiais na confecção dos tapetes, unindo a tecnologia e a criatividade. Já a Casulo Feliz é conhecida por fabricar peças sob medida, tecidas artesanalmente em fios de seda.

Quanto aos tecidos, os clientes podem encontrar marcas como Armazém Paludetto responsável por fornecer materiais para a Rede Globo e para a Casa Cor, Ralph Lauren, grife famosa internacionalmente, e Celina Dias, que além de fabricar tecidos personalizados também trabalha com papéis de parede. Outra marca importante de papéis de parede à disposição dos clientes é a Orlean, vista em várias produções da Rede Globo e em eventos importantes como a Mostra Black, a Casa Cor e a Artefacto. A loja ainda comercializa os toldos da Stobag, marca Suíça com mais de 40 anos no mercado que possui uma fábrica em São José dos Pinhais.

A grande novidade da Lucy Decorações para os próximos meses será a inauguração de um showroom da marca belga Beaulieu. A Beaulieu fabrica carpetes em PVC que se assemelham ao piso de madeira, com a vantagem de resistir à umidade tornando-se muito mais prático na hora da limpeza, possuindo um sistema antirruídos e antirriscos. Além dos tapetes sob medida, tapetes comerciais, e o grande lançamento mundial carpes com pillow top, para forração total dos ambientes.

Rua Dr. Laranjeiras, 1098
Centro – Guarapuava – PR
(42) 36232516

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Coisas para fazer em Guarapuava

Fevereiro mal começou e ao contrário de janeiro, está voando! Apesar da semana ter sido rá…