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Colesterol: um inimigo silencioso

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Colesterol: um inimigo silencioso

Todo mundo já ouviu falar que o colesterol alto pode trazer inúmeros danos à saúde. O que muita gente não sabe, é quais são as funções do colesterol no organismo e quais as doenças que sua presença em excesso pode causar.

O colesterol é um lipídio (ou gordura), presente no corpo humano e encontrado em alimentos de origem animal como carnes, leite e ovos. Sua presença em nosso organismo é importantíssima, pois ele possui diversas funções, sendo essencial para a produção da vitamina D, por exemplo. Existem dois tipos de colesterol. O LDL, chamado de colesterol ruim, pode se depositar nas artérias, causando seu entupimento. Já o colesterol bom, HDL, atua na retirada do excesso de colesterol das artérias, impedindo na formação de uma placa de gordura.

“O colesterol não se dissolve no sangue, porque grande parte do sangue é composta de água e gorduras e a água não se misturam”, explica a doutora Débora Thomson Milazzo Foroni, responsável técnica pelo laboratório Biolab. A farmacêutica bioquímica esclarece ainda que quando essas placas de gordura se acumulam nas paredes as artérias, obstruindo a passagem e servindo como porta de entrada para diversas doenças cardiovasculares graves como infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral (AVC).

Segundo a doutora Débora, o exame que mede a quantidade de colesterol presente no sangue do paciente é simples, mas alguns cuidados devem ser tomados antes de sua realização. ” A análise do colesterol é realizada a partir de uma amostra de sangue. É necessário que o paciente esteja em jejum, de 3 a 12 horas, dependendo da idade. É recomendável evitar excesso de comida gordurosa nas 48 horas que antecedem o exame, assim como uso de álcool nas últimas 72 horas, pois esses fatores podem alterar o resultado do teste. O uso de remédios também deve ser informado”, afirma.

Para se prevenir contra o aumento do colesterol algumas medidas podem ser tomadas. Entre elas estão a ingestão de uma alimentação balanceada, priorizando alimentos saudáveis em detrimento àqueles que possuem altas taxas de gordura saturada, a prática de atividades físicas com frequência e evitar situações de estresse.

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