Principal Categorias Matérias Rita Felchak Arte&Manha para vencer na vida

Rita Felchak Arte&Manha para vencer na vida

8 minutos para ler
0
1,428
Rita Felchak Arte&Manha para vencer na vida

Certamente, você já assistiu na televisão ou leu no jornal histórias de pessoas que contrariando estatísticas, seja pela sorte ou pelo desejo de se tornarem autoras do próprio destino, deram certo na vida. Mas é surpreendente quando encontramos um exemplo como este tão perto de nós. O talento de Rita Elizabeth Machado Felchak fizeram com que ela se tornasse uma das figuras mais conhecidas pela população guarapuavana. O que muita gente não sabe é que ela precisou enfrentar muitas dificuldades na vida para viver de sua arte.

Filha de uma costureira e de um motorista de caminhão, Rita e os irmãos cresceram em uma casinha que ficava no mesmo terreno onde morava a avó, e que sequer tinha água encanada. Se faltava dinheiro, o que a família tinha em abundância era o amor. “Não é fácil pra quem não nasceu em berço de ouro. Se você não cria oportunidades, você é mais um”, afirma Rita, ao lembrar das inúmeras vezes que pedia para sua mãe costurar os vestidos que ela criava à partir de cortinas velhas, e da época em que virou atendente do time de handebol de sua sala, até conseguir uma vaga entre as titulares.

E foi essa vontade de estar sempre descobrindo coisas novas que levou Rita a ter contato com o teatro. Por curiosidade, ela entrou para um grupo de jovens da Igreja, e lá acabou assumindo o departamento de cultura, responsável por evangelizar através de apresentações artísticas. Foi lá também que conheceu o pai de seus dois filhos, David e Daiana.

A chance de se dedicar exclusivamente à arte literalmente bateu na porta da casa de Rita Felchak, quando o então prefeito, Nivaldo Krüger, a convidou para integrar o departamento de cultura do município. Juntamente com as colegas Laura, Sônia, Bel, Dalva e Tânia, elas transformaram a Casa da Cultura no que ela é hoje, realizando a obra de adequação do espaço com as próprias mãos. Nesse período, ela aproveitou para se aprofundar na área através de diversos cursos.

Foram 15 anos na Casa da Cultura, até que em 1994 Rita Felchak decidiu assumir sua paixão pelo teatro e, ao lado da irmã, Dody Sanman, da amiga, Jisele Pavoni, do filho, David Felchak, e do amigo J, criou a Companhia de Teatro Arte&Manha. Ela recorda com emoção do tempo em que eles dividiam espaço com os cenários no fusquinha verde de sua cunhada, Eliana Felchak, e partiam com destino às escolas do município para levar arte e alegria a milhares de crianças. “O Projeto Teatro na Escola nasceu desse desejo de levar o teatro às pessoas. Naquela época não existia patrocínio para a cultura, viajávamos para os festivais de teatro de ônibus, com malas, cenários e as dificuldades sempre nos fizeram pensar em desistir. Mas, a cada prêmio que ganhávamos nossa esperança se renovava”, destaca.

Em duas décadas, a Companhia Arte&Manha se tornou uma referência através de inúmeras peças que encantaram e divertiram o público, como o espetáculo Traquinagens, primeira peça infantil a participar do Festival Brasileiro de Teatro, o que fez com que o júri, posteriormente, criasse uma categoria específica para o gênero no festival. Ou como a emocionante Eu não Digo Nada, uma homenagem à dona Iraídes, mãe de Rita. Nestes 20 anos, a Companhia já montou mais de 60 espetáculos, e criou 370 performances. Seus artistas já estiveram no palco mais de 5.600 vezes para um público de mais de 650 mil pessoas, trabalho este que se transformou também em uma grande propaganda de Guarapuava, levando o nome da cidade para diversos cantos do Brasil. Além disso, Rita já conquistou 26 prêmios como atriz, diretora e autora, recebeu cinco menções honrosas, entre tantas outras homenagens.

Mais do que isso tudo, a Arte&Manha representa uma extensão da família de Rita. Seu pai, sua mãe, seus irmãos, sobrinhos sempre estiveram envolvidos direta, ou indiretamente, com o dia a dia da Companhia

Hoje, a Arte&Manha é formada por 10 pessoas, e outras 50 que periodicamente participam dos eventos promovidos pela Felchak Produções, um braço da Companhia que leva a arte a eventos sociais, corporativos e festas. “A Felchak Produções surgiu do espírito visionário do David de levar a nossa arte a mais lugares. Hoje, a Daiana também está assumindo muita coisa na Companhia. Trabalhar com eles e com todos que fazem parte desta família é incrível. São mais de 30 anos de trabalho com a arte que representam uma vida”, finaliza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Coisas para fazer em Guarapuava

Fevereiro mal começou e ao contrário de janeiro, está voando! Apesar da semana ter sido rá…