Principal Categorias Matérias Beleza a qualquer preço? Quando a busca por tratamentos estéticos acaba em tragédia

Beleza a qualquer preço? Quando a busca por tratamentos estéticos acaba em tragédia

8 minutos para ler
0
518
Beleza a qualquer preço? Quando a busca por tratamentos estéticos acaba em tragédia

Muitas vezes, por trás de promessas maravilhosas na área de estética encontram-se prossionais não qualicados que acabam fazendo procedimentos médicos que podem deixar sequelas nos pacientes. Todo cuidado é necessário!

A cada dia, a cobrança por uma aparência jovial e corpos esculturais leva as pessoas a procurarem por tratamentos para a melhora da pele e de contornos corporais, especialmente com a chegada do verão.

Promessas de resultados rápidos, a preços baixos, com parcelamentos a perder de vistas tem surgido aqui no Brasil nos últimos anos. O problema é que por trás dessas promessas maravilhosas encontram-se profissionais não qualificados que acabam fazendo tratamentos médicos, nas áreas de Dermatologia e de Cirurgia Plástica invasivos, sem qualquer qualificação e estudo, e em locais sem condições de higiene e segurança, levando seus clientes a sequelas, muitas vezes irreversíveis, como cicatrizes e deformidade, e tragicamente, à morte.

Caso

Infelizmente, a história da auxiliar de leilão Maria José Medrado de Souza Brandão, de 39 anos, não acabou bem. Foi submetida a um aumento de glúteos com um hidrogel, policial foi instaurado e há suspeita de embolia pulmonar pelo produto aplicado; entretanto, o laudo definitivo do IML ainda não foi emitido. A pessoa que realizou o procedimento não era médica e havia feito um curso de 15 dias.

Essa situação, infelizmente, com uma vítima fatal, vem coroar uma série de acontecimentos que chegam diariamente aos consultórios dos dermatologistas por todo o Brasil: efeitos colaterais na aplicação de toxina botulínica (“botox”); necrose de pele e infecção após aplicação de preenchedores para rugas; queimaduras após aplicação de laser e ou de criolipólise… Uma infinidade de sequelas que podem ser permanentes ou, infelizmente, fatais.

Na ilusão de uma resolução rápida, fácil e barata de seus problemas, pessoas têm sido vítimas de profissionais não médicos e até mesmo médicos sem qualificação. A b u l a d e s s e s p r o d u t o s , c o m o preenchedores, toxina botulínica, recomenda o uso médico: e para ser capaz de aplicar adequadamente essas substâncias e realizar lasers, cirurgias o dermatologista e o cirurgião plástico passam por um exaustivo treinamento de mais de 8 mil horas para se qualificar.

Para evitar tragédias, simples cuidados garantem o sucesso de um tratamento e evitam dissabores ou riscos:

1) Procedimentos médicos invasivos devem ser realizados por médicos dermatologistas e cirurgiões plásticos devidamente treinados e hábeis. Para ser especialista deve-se ter um registro especial: RQE: registro de Qualificação de Especialidade. Só quem tem o seu registro no CFM é especialistas. Como checar? www.cfm.org.br ou www.sbd.org.br ou www.cirurgiaplastica.org.br.

2) Médicos só podem atender em clínicas. Atendimentos em casa, hotéis não são adequados, pois não oferecem as condições sanitárias e de segurança necessárias;

3) Fuja de avaliações gratuitas e de profissionais que não tem endereço fixo e ficam migrando de cidade em cidade;

4) Não existem milagres: tratamentos muito baratos, com parcelamentos à perder de vista são perigosos… Tudo tem custo. Bons produtos custam caro e bons profissionais estão sempre se atualizando, indo a cursos, congressos para aprimorar seus conhecimentos. Além disso, as clínicas dermatológicas e de cirurgia plástica seguem as normas de segurança exigidas… e tudo isso tem custo… É o custo da qualidade e da segurança de um procedimento bem realizado.

5) Saiba o que vai ser realizado em você: se for toxina e preenchimento, procure saber a marca. Se for laser, qual o equipamento. Procure saber sobre efeitos colaterais, complicações. Pois se acontecerem, você tem o direito de saber quem lhe dará o devido respaldo e tratamento.

6) Converse com pacientes do profissional que você procura. Bons profissionais costumam ter boa referência…

Mais que tudo: a saúde é um dom que temos que preservar. Boa parte das doenças são evitadas por meio de medidas simples… Previna-se: procure sempre um dermatologista ou cirurgião plástico devidamente registrado em sua especialidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Coisas para fazer em Guarapuava

Fevereiro mal começou e ao contrário de janeiro, está voando! Apesar da semana ter sido rá…