Principal Categorias Matérias Sicredi prova que gente que coopera cresce

Sicredi prova que gente que coopera cresce

5 minutos para ler
0
5,651
Sicredi prova que gente que coopera cresce

Atualmente, a regional da cooperativa conta com 11 unidades. Nos últimos anos, a transformação da instituição abriu espaço para empresas e pessoas de diferentes ramos de atuação.

O sistema Sicredi nasceu no Rio Grande do Sul em 1902, seguindo um modelo já implantado na Europa. A cooperativa guarapuavana foi criada em 1983, ainda sem estar vinculada ao sistema, como forma de fomentar o crédito rural, e foi incorporada ao sistema na década de 1990, quando cooperativas de crédito do Rio Grande do Sul e do Paraná uniram-se para a criação do Banco Sicredi. “Na época o Sicredi já era uma marca forte, existia um conceito”, esclarece o presidente da cooperativa em Guarapuava, Adilson Primo Fiorentin.

Atualmente, a cooperativa do Sicredi em Guarapuava conta com 11 unidades: são três no município sede (duas no Centro da cidade e uma no distrito de Entre Rios) e as demais nos municípios de Candói, Pinhão, Pitanga, Santa Maria do Oeste, Manoel Ribas, Turvo e Palmital. “A expansão da cooperativa em Guarapuava começou nos anos 2000 e teve um grande crescimento na última década”, complementa Fiorentin.

“A expansão da cooperativa em Guarapuava começou nos anos 2000 e teve um grande crescimento na última década.”

No Paraná, são 25 cooperativas do Sicredi, com mais de 300 unidades. Em 72 municípios do Estado, o Sicredi é a única unidade financeira existente, fato que credencia o sistema como maior rede financeira do interior paranaense. Em escala nacional, o sistema tem quase 1.300 unidades, divididas em 12 Estados, sendo o mais recente o do Rio de Janeiro. Todas essas unidades de atendimento são subordinadas ao Banco Sicredi, com sede na capital gaúcha, Porto Alegre. São lá que se definem o padrão de visual, de publicidade e as normativas internas a serem seguidas por todas as unidades.

Por ter surgido como uma cooperativa de crédito rural, até 2011 o Sicredi Terceiro Planalto (com alcance a 14 municípios da região), nome da cooperativa em Guarapuava, só admitia como cooperados pessoas físicas e jurídicas ligadas e este ramo de atuação. Há três anos, com sua transformação em uma cooperativa de crédito de livre adesão, empresas e pessoas de diversos ramos também passaram a fazer parte do quadro de cooperados. Diferente da cooperativa local, algumas cooperativas ainda mantêm-se de maneira segmentada.

10 anos

Neste ano, a unidade do Sicredi Portal do Lago, que anteriormente estava localizada na Rua Saldanha Marinho, completou 10 anos. Além de desenvolver constantemente atividades em todas as unidades, a cooperativa do Sicredi Terceiro Planalto faz análises de viabilidade frequentes para a abertura de novas unidades na região.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Confira a agenda para o fim de semana (02 a 04 de novembro)

Por RVisual | Imagem: Divulgação Eu existo A artista Ju Opuchkevitch retrata com desenhos,…