Principal Categorias Matérias Eva Schran: Comprometimento e luta pelos direitos das mulheres

Eva Schran: Comprometimento e luta pelos direitos das mulheres

6 minutos para ler
0
684

A vice-prefeita e secretária municipal da Mulher comemora conquistas em políticas públicas que enfrentam a violência e buscam reduzir as desigualdades de gênero na cidade

Por Revista Visual
Foto: Studio Yanagawa

A vice-prefeita e secretária municipal da Mulher, Eva Schran, comemora um período de avanços na área de políticas públicas em Guarapuava. O ano de 2015 foi marcado por importantes conquistas, obtidas através da atuação da articulação do Poder Executivo. O grande destaque é a concretização da Casa Abrigo para mulheres ameaçadas de morte, a única instalada na região Centro Sul. Trata-se de um instrumento que completa a Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher na cidade.
Outro motivo de alegria é a consolidação de Guarapuava como um polo de referência nessa área. “Em 2015, fui chamada para estar presente nas conferências municipais de políticas para as mulheres de mais de 10 municípios fazendo palestras. O nosso papel é compartilhar a nossa experiência e mostrar os caminhos”, afirmou Eva Schran.
Além disso, a vice-prefeita ressalta a quebra de paradigmas desde quando a Secretaria da Mulher entrou em funcionamento. “Primeiro por instituir um organismo de políticas públicas exclusivo para combater a violência e promover a autonomia econômica e social das mulheres. E segundo, porque estamos batalhando para inserir mulheres nas profissões, as quais eram tradicionalmente masculinas, como mecânica e na construção civil”, explicou.
No ano passado, foram oferecidos para o público feminino cursos de eletricista, pedreira e encanadora. “Não é só o acesso à profissão. Com esses cursos dizemos que as mulheres podem tudo. Só precisam de capacitação e oportunidade! Estamos abrindo caminhos”, ressaltou. Em 2016, serão oferecidos cursos de pintora de parede, eletricista, azulejista, pedreira e encanadora.

Novos projetos
A representante diz que em 2016 a meta é construir coletivamente o Plano Municipal de Políticas para as Mulheres, por meio da cooperação das entidades e sociedade, apresentando o documento à Câmara de Vereadores. “Hoje, trabalhamos com dois focos na secretaria: o combate à violência e a promoção da autonomia econômica, mas temos muitas áreas para alcançar ainda”, ponderou a vice-prefeita.
A atenção também estará no tema empoderamento feminino, visando à ampliação da participação das mulheres nas diferentes áreas. “Buscamos mais equilíbrio na sociedade, especialmente no campo político, no combate às violências e na garantia e permanência de direitos”, disse.
E os desafios não param: estabelecimento de uma Delegada da Mulher, maior acesso ao mercado de trabalho, crescimento das opções para aprendizado e profissionalização são temas que também serão elevados nos pleitos da secretaria nos próximos meses.

Atuação incansável
Eva Schran se considera uma pessoa muito feliz e realizada. É adepta a uma vida saudável, praticando exercícios físicos periodicamente e se alimentando bem, e está sempre na presença dos familiares e amigos. “Procuro levar a vida com leveza, aceitando e enfrentando os desafios. Sou muito grata ao Criador”. Ela tem formação na área de Contabilidade.
Em uma autoavaliação, ela acredita que a sua atuação como vice-prefeita e, consequentemente, como secretária municipal, se caracteriza como “representatividade das mulheres”. No lugar de muitas, ela luta diariamente e se sente muito honrada. “Tive a oportunidade de estar duas vezes à frente da Prefeitura de Guarapuava, como a primeira prefeita eleita por voto popular. Nessa atuação, vivenciei a experiência de tomar decisões oportunas para a cidade e percebi que esse é mais um campo que nós, mulheres, podemos ocupar, pois temos condição e competência”, finalizou.

Conheça a fanpage da Secretaria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Coisas para fazer em Guarapuava

Fevereiro mal começou e ao contrário de janeiro, está voando! Apesar da semana ter sido rá…