Principal Categorias Matérias WinterShow 2016: foco nas novas tecnologias, mas com respeito às origens

WinterShow 2016: foco nas novas tecnologias, mas com respeito às origens

4 minutos para ler
0
102

Por RVisual
Fotos: Scheyla Horst

O mês de outubro de 2016 contempla uma série de fatos marcantes para a Cooperativa Agrária. No dia 7, foi celebrado o aniversário de 65 anos da chegada de 514 pioneiros ao Brasil. A Festa da Cevada, realizada entre os dias 5 e 9, comemorou esta data especial com muita confraternização, como é típico da cultura suábio-brasileira.

Também no dia 7, uma solenidade com a presença de autoridades de destaque nacional inaugurou três grandes obras da cooperativa, que somaram investimentos de R$ 800 milhões. Naquele momento, o presidente da Agrária, Jorge Karl, aproveitou para ressaltar a visão e a ousadia dos pioneiros, que trouxeram, além dos seus sonhos, o espírito cooperativista para a região.

Para fechar um mês tão profícuo, foi realizado o evento voltado aos cereais de inverno WinterShow, entre os dias 18 e 20, na Fapa (Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária), contando com a expressiva marca de 5.300 visitantes.

A missão do WinterShow é disseminar pesquisas e também debater assuntos importantes relativos ao agronegócio com a finalidade de alcançar a excelência na produção de cereais de inverno. O público das palestras e atividades práticas, então, é bastante diversificado e contempla agricultores de municípios vizinhos, cooperados, profissionais e estudantes de cursos variados – do ensino médio técnico à pós-graduação – que, em comum, buscam aprofundar seus conhecimentos na área.

Este ano, foi dado destaque à difusão da tecnologia para expanção do cultivo da canola. Bem por isso, havia muita cor entre os estandes das marcas e empresas expositoras, em virtude do amarelo característico da oleaginosa.

Nem mesmo a instabilidade característica do início da estação, com dias quentes e abafados seguidos de chuvas intensas e rápidas, impediu que os participantes marcassem presença na programação. Todavia, as últimas ações da quinta-feira, 20, tiveram de ser canceladas em virtude de uma intempérie que danificou parte da estrutura instalada para receber o público.

Assuntos em destaque
As apresentações preparadas pelos pesquisadores da Fapa abordaram temas das áreas de Entomologia; Cevada; Mecanização Agrícola; Fertilidade; Trigo; Aveia e Fitopatologia. Palestrantes convidados discutiram assuntos como: os desafios para os agricultores; importância do trabalho conjunto; cultivo da canola; conservação do solo e da água, entre outros.

img_9940-site

img_9979

img_0008-site

 

Publicado em 31 de outubro de 2016. Acompanhe a edição nº 136 da Revista Visual Guarapuava para mais detalhes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Akmos: novidade para o seu bem-estar

Texto e foto: RVisual Cleuza Sanchez Maneira e José Carlos Maneira são sócios na unidade l…