Principal Categorias Equilíbrio Colágeno: a proteína da beleza e juventude

Colágeno: a proteína da beleza e juventude

4 minutos para ler
0
223

Por Dr. Marco Dallegrave | Foto: Assessoria

O colágeno tem ganhado destaque, fama e importância em consultórios médicos e clínicas de estética quando o assunto é uma pele bem cuidada. Muitas pesquisas da área médica indicam o colágeno como um aliado contra o envelhecimento, uma vez que ele pode ser sintetizado, receitado de diferentes maneiras e apresenta ótimos resultados em tratamentos na epiderme.

Mas o que é o colágeno?
Produzido naturalmente no organismo, o colágeno representa aproximadamente de 30% das proteínas presentes em tendões, cartilagens, ligamentos e órgãos. Existem cerca de 16 tipos diferentes dessa substância e, entre os quatro principais, a função que mais se destaca é a elasticidade que fornecem à parte interna e externa do corpo.
Contudo, a produção dessa proteína começa a diminuir a partir dos 30 anos, evidenciando os primeiros sinais de envelhecimento, como rugas, linhas de expressão e flacidez. Além das diferenças na pele, a redução de colágeno no organismo também pode enfraquecer os ossos e aumentar a fragilidade nas unhas e cabelos.

Como evitar a redução dessa proteína no organismo?
A queda na produção de colágeno é um processo natural do corpo humano. Entretanto, há formas de tornar essa queda menos prejudicial e permanente. Dentre as soluções que você pode adotar no dia a dia, ressalta-se a ingestão de alimentos ricos em vitamina C, vitamina E, proteínas e antioxidantes. A lista do que comer inclui vegetais e folhas verdes-escuras, frutas cítricas e vermelhas, carnes, aveia, oleaginosas, soja e, também, o chá branco.
Para resultados mais rápidos e duradouros, os médicos podem indicar doses de colágeno hidrolisado ou a estimulação da proteína por meio de punções que fazem a pele reagir e começar a produzi-la outra vez. Tudo isso, somado a hábitos saudáveis como a prática de esportes, uso de protetor solar e redução do álcool e tabaco, colabora para que o corpo fique mais forte, garantindo uma pele mais jovem, saudável e bonita.

* O doutor Marco Dallegrave é cirurgião plástico, membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e atende em consultórios nas cidades de Curitiba e Guarapuava.

Fanpage
Biocenter: Rua Quintino Bocaiúva, 2.326, Batel
(42) 3304.6452 | (42) 99940.1617

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Edição 2018 da Festa do Soquete será no dia 25 de agosto

Por RVisual | Foto: Divulgação/Arquivo A edição 2018 da Festa do Soquete de Carneiro e da …