Principal Categorias Destaque LAB Guarapuava é referência com projeto inovador na Campus Party 2018

LAB Guarapuava é referência com projeto inovador na Campus Party 2018

3 minutos para ler
0
342

Texto e fotos: Assessoria PMG

Novecentas horas de conteúdos, 12 mil participantes e centenas de projetos apresentados na Campus Party Brasil 2018. No meio desse turbilhão de inovação, tecnologia, criatividade e empreendedorismo, o LAB (Laboratório de Ideias) da Prefeitura de Guarapuava impressionou e inspirou os campuseiros com um projeto voltado à educação. “Guarapuava investe em tecnologia, por isso criamos um laboratório de inovação, que vem se destacando em eventos, com a apresentação de projetos nas áreas de robótica, design e fotografia. E o principal é que o LAB envolve a comunidade com a realização de cursos e atividades”, ressalta o prefeito Cesar Silvestri Filho.

O LAB apresentou este ano, na Campus, uma impressora 3D open source produzida por Jean Pierre Gall, maker da rede LAB; estufa robótica conceitual automatizada educativa para produção de hortaliças; e o projeto de desenvolvimento do ecossistema de inovação de Guarapuava, em parceria com diversas entidades. Entretanto a experiência raiz para jogar o clássico Donkey Kong com bananas, projeto voltado à educação, foi o que atraiu mais de 2.000 pessoas à bancada do LAB.

“A principal função do LAB é democratizar a tecnologia e mostrar que qualquer pessoa pode ser um desenvolvedor, utilizando criatividade e as ferramentas adequadas. No Donkey Kong com bananas, por exemplo, utilizamos um computador do tamanho de um cartão de crédito, chamado raspberry PI, em conjunto com uma derivação do microcontrolador mais querido da comunidade maker, o arduino. Tudo isso misturado com papelão e palitinhos de bambu. A ideia é que, na educação, as crianças não só desfrutem da brincadeira, mas também desenvolvam o próprio computador. Em 2018, em parceria com universidades e desenvolvedores voluntários, vamos desenvolver aplicativos e softwares, que permitam utilizar esse sistema para as diversas disciplinas, desde humanas até exatas. A utilização dessa maneira estará entre as ações inovadoras no mundo da educação”, esclarece o diretor do LAB, Andy Troc.

Projeto Donkey Kong com bananas, que atraiu mais de 2.000 pessoas à bancada do LAB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Confira a agenda para o fim de semana (14, 15 e 16 de dezembro)

Por RVisual | Imagem: Divulgação Pankadão Open Bar – El Baile Caliente Nessa sexta-feira (…