Principal Categorias Destaque Teatro Municipal de Guarapuava é inaugurado com apresentações da Orquestra Sinfônica do Paraná e Balé Teatro Guaíra

Teatro Municipal de Guarapuava é inaugurado com apresentações da Orquestra Sinfônica do Paraná e Balé Teatro Guaíra

5 minutos para ler
0
62

Por RVisual com Assessoria | Fotos: Assessoria

O Teatro Municipal de Guarapuava foi inaugurado nesta sexta-feira e sábado (8 e 9 de junho) com apresentações da Orquestra Sinfônica do Paraná e o Balé Teatro Guaíra. O prefeito Cesar Silvestri Filho destacou que o Teatro Municipal de Guarapuava é um dos mais modernos do Paraná e que o Estado ganha mais um palco adequado para receber grandes espetáculos. “É um espaço que vai promover e estimular a produção da cultura local. Nossos artistas terão condições adequadas para se apresentar e formar público, além disso tem a vocação de ser um teatro-escola para a formação de artistas”, ressalta Cesar Silvestri Filho.

A estreia foi marcada pela apresentação da Orquestra Sinfônica do Paraná, regida pelo Maestro Ricardo Castro.  Foram duas apresentações, umas delas à tarde. No repertório, os músicos apresentaram Villa-Lobos, Beethoven e Mozart. O evento teve a presença governadora Cida Borghetti e autoridades municipais, regionais e estaduais, artistas e representantes de diversos segmentos.

O design arquitetônico do teatro foi inspirado no primeiro prédio que abrigou a Prefeitura de Guarapuava. O projeto, que promove a acessibilidade, se destaca por unir história e modernidade, com o que há de mais avançado em cenografia, técnica, iluminação e acústica.

Noite de sábado é marcada pela apresentação do Balé Teatro Guaíra

Com o espetáculo Carmen, uma das obras mais conhecidas em todo o mundo, o Balé Teatro Guaíra contou a trágica história de uma cigana assassinada por seu amante.

De acordo com a secretária de Educação e Cultura, Doraci Senger Luy, os guarapuavanos tiveram a oportunidade de acompanhar, durante a tarde, o ensaio dos bailarinos do Balé Teatro Guaíra e a noite o espetáculo Carmen. “Durante a tarde, mais de 300 pessoas puderam acompanhar o ensaio do Balé, assim como foi feito na sexta-feira, com a Orquestra Sinfônica do Paraná. Já à noite, o teatro novamente lotou para ver a peça Carmen. Estamos muito felizes pelo sucesso da inauguração e dos espetáculos. A partir de agora, nosso teatro terá uma programação cultural diversificada para os alunos de toda Rede Municipal de Ensino, que terão um Teatro-Escola com oficinas de teatro entre outras atividades”, enfatizou Doraci.

A diretora do Balé Teatro Guaíra, Cintia Napoli, elogiou a estrutura do Teatro Municipal de Guarapuava. “Ficamos muito felizes de ter um teatro em Guarapuava, pois é uma porta que se abre para a cultura como um todo. Nossa apresentação exige um espaço muito técnico e o Teatro de Guarapuava ofereceu tudo. O palco é incrível, tamanho, acústica, iluminação, tudo está perfeito. Está aprovadíssimo”, opinou Cintia.

Segundo a diretora de Cultura, Rosevera Bernardin, os interessados em fazer uso do palco do Teatro Municipal devem conferir o procedimento sobre datas e funcionamento do espaço a partir do edital de credenciamento publicado no site da Prefeitura de Guarapuava.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Núcleo da Mulher Empresária realiza visita técnica na fábrica da Hering em Blumenau

Texto e fotos: Assessoria Acig Na última segunda (18) e terça-feira (19), as integrantes d…