Principal Categorias Idéias Fellipe Silvester: como escolher uma carreira diante de mudanças

Fellipe Silvester: como escolher uma carreira diante de mudanças

15 minutos para ler
0
58

Por Fellipe Silvester*

Não é preciso voltar muito no tempo. Voltemos 20 anos, tendo como objetivo para esses passos atrás termos uma perspectiva sobre como a tecnologia influencia nossas vidas – por meio, principalmente, das redes sociais e aplicativos populares. Nenhuma das mais conhecidas sequer existia. O Facebook foi criado em 2004; o YouTube, um ano depois; o Whatsapp, em 2009. O Instagram, então, é ainda mais recente, tendo sido criado em 2010.

Um profissional, independentemente da área de atuação, que tenha 20 anos de carreira, certamente observou severas transformações em seu dia a dia no trabalho. Só para citar um exemplo, quem trabalhava com Publicidade antes do Facebook ou do Instagram, precisou se reinventar e aprender a, se não programar anúncios nessas plataformas, pelo menos enxergar o potencial delas como ambiente propício para fazer suas marcas “bombarem”. Nesse artigo, você terá um panorama sobre o mercado de trabalho de maneira geral para orientar a decisão de segui-las e apontar quais as principais demandas para ingressar nelas.

O PERFIL IDEAL
A condição de recém-formado, qualquer que seja a especialidade, gera um frio na barriga que pode desestimular muitos candidatos. Como vou avançar sem ter, ainda, experiência? Quem me dará a primeira chance? Um primeiro passo é saber que algumas características que constroem o perfil do profissional do futuro já podem, por si só, destacá-lo em meio a concorrentes.

Parece simples, mas o interesse em trabalhar e contribuir está em “Qualquer recrutador espera que os candidatos se mostrem, no mínimo, interessados e com muita vontade de trabalhar na empresa. É com ânimo e entusiasmo que você poderá mostrar ao recrutador toda a sua energia e disposição para desenvolver suas atividades, deixando bem claro o quanto você deseja conseguir a vaga”.

Outras características, são gosto pelo trabalho em equipe, facilidade em resolução de problemas, capacidade de trabalhar sob pressão, autoliderança, organização e planejamento. Ter inteligência emocional e se identificar com a cultura da marca também fazem a diferença.

VENDAS
A internet encurtou o caminho para os vendedores encontrem seus clientes e tem ampliado a capacidade de relacionamento entre ambos. Para ser um bom vendedor, no entanto, algumas características são primordiais – seja para atuar digitalmente ou o -line. “A internet trouxe a possibilidade de conhecer melhor o cliente. A gente consegue ser mais assertivo ao procurá-lo. Antes, era quase como procurar nas páginas amarelas”

Inteligência emocional faz a diferença
Bons vendedores,  têm em comum algumas características primordiais para
se dar bem nessa carreira: são (ou devem buscar ser) pessoas naturalmente competitivas, motivadas por metas, dispostas a trabalhar sob prazos
curtos e com inteligência emocional. É essa última característica, aliás, que, na avaliação do diretor de vendas, “mata o vendedor (quando não tem esse perfil) ou o faz ser muito, muito bom”.

Isso porque vem no pacote da inteligência emocional, também a capacidade de se relacionar bem com as pessoas. Todo vendedor é um pouco psicólogo, por isso, é fundamental saber se relacionar (o que inclui saber ouvir e, daí, propor soluções mais assertivas). Quanto à bagagem profissional, no sentido da formação acadêmica propriamente dita.

MARKETING E PROPAGANDA
Seja para vender um carro ou divulgar um banco digital inovador, colocar-se no lugar do consumidor e do próprio cliente para entender suas necessidades continua sendo a base da carreira em marketing. “As barreiras do que é o on estão sendo quebradas. Estamos em um momento muito importante pra isso, de transição, em que está acontecendo o que a gente chama de ‘olhar 360°’.”

Empatia e Coletividade
Assim como já abordamos no tópico sobre Vendas, para trabalhar com estratégia em Publicidade, é preciso ter empatia para conectar e entender os clientes e as empresas atendidas. Assim como o vendedor, o profissional dessa área também é “um pouco psicólogo”. Por isso, a principal dica de para quem quer se jogar de cabeça nesse universo é “gostar de estudar pessoas, entender seu comportamento”.

Além disso, a dica clássica de todo publicitário é ser criativo, mas com uma especificidade, “O perfil que se desenha pra essa área é o de pessoas que são muito criativas, mas não no sentido da a criatividade de desenho ou escrita, porque aí acaba sendo mais a parte de Criação. Nosso trabalho é de inspiração, (no sentido de) olhar coisas que já foram feitas pelo mundo, buscar referências”.

GESTÃO DE PROJETOS
Rapidez e evolução digital são sinônimos. Quem quer fazer carreira em gerenciamento de projetos, deve, hoje, estar atento às mudanças nas metodologias empregadas e ter um perfil tão dinâmico quanto elas.

Ao abordarmos as facilidades que a tecnologia traz para o nosso dia a dia, é comum pensarmos em aplicativos, softwares, computação na nuvem, em ferramentas capazes de nos fazer ganhar tempo. Tempo, esse, que se perdia, por exemplo, ao procurarmos por um endereço em um guia ou mapa tradicional (e muitas vezes, ainda assim, tínhamos que perguntar a pessoas no meio do caminho para conseguir chegar ao destino) e, hoje, basta usar o GPS. Mas, além de ferramentas que facilitam nosso cotidiano, a própria dinâmica da evolução digital acaba exigindo que todos nós nos tornemos mais rápidos para realizar nossas tarefas. O foco desta área é propor soluções que sejam capazes de facilitar a vida pessoal e profissional das pessoas.

“A capacidade de capitalizar essas tendências, transformando em soluções é fator determinante para criação de vantagem competitiva.”

Logística
Em e-commerce, o que tem dado certo hoje pode não surtir efeito poucos anos à frente. Se você vê isso como um desa o a ser encarado, pode ter certeza que esse é um mercado promissor.

Para que toda a engrenagem funcione corretamente, saber seguir determinados processos é extremamente importante. Na área de Logística como um todo, você tem fluxos e processos que precisa cumprir. Então, no dia a dia, é importante acompanhar os indicadores para entender como a coisa funciona; saber que existe um ritmo, entender a oferta e a demanda”.

Alinhado aos princípios e conectado ao mundo
Para quem deseja atuar com logística, mais relevante do que uma formação acadêmica, para Soares,
é estar alinhado com os princípios culturais da empresa, que incluem “capacidade de assumir riscos, de gerar valor para seus usuários e (executar tarefas com) excelência”. É fundamental ter iniciativa e estar atento a como as coisas funcionam, principalmente em e-commerce, não só no contexto brasileiro, mas no mundo todo.

O FUTURO PROFISSIONAL NESSE EXATO INSTANTE
A ideia desse artigo foi traçar um panorama das transformações que vêm ocorrendo no mercado de trabalho e em algumas especialidades. Fazer pesquisa de produto nos anos 1990, quase sem recurso tecnológico algum, apenas buscando referências em livros, é completamente diferente de ter o mundo na palma da mão. Desenvolver projetos para otimizar o dia a dia é muito mais desafiador hoje em dia.

A rapidez dos cliques, a facilidade dos apps, a inovação constante fez com que antigos profissionais de determinados ramos precisassem se reinventar. Ganhou quem permaneceu evoluindo.

Ganha, mais ainda, quem está começando agora, já “configurado” para pensar diferente. Por mais que o “pensamento fora da caixa” seja um clichê desses novos tempos, sabemos que, no fundo, é essencial expandir os horizontes. Vamos juntos ampliar os horizontes?

___

* FELLIPE SILVESTER
– Graduado em Administração;
– MBA – Gestão Estratégica de Organizações;
– MBA – Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas;
– Personal e Professional Coaching;
– Leader Coach pelo Behavorial Coaching Institute
– Membro da Sociedade Brasileira de Coaching (SBC);
– Practitioner em Programação Neurolinguistica;
– Especialista em Comportamento;
– Especialista em diversos cursos de vendas e PNL (Programação Neurolinguistica);
– Gestor e Consultor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Confira a agenda para o fim de semana (02 a 04 de novembro)

Por RVisual | Imagem: Divulgação Eu existo A artista Ju Opuchkevitch retrata com desenhos,…