Carrocerias Aeroporto: uma história de garra que completa 40 anos
CarroceriasAeroporto

A indústria nasceu em 1976 e é administrada pela família Fortkamp. Com o desenvolvimento das tecnologias, o trabalho pode ter ficado mais ágil, todavia, a experiência obtida com as décadas garante confiabilidade em todas as negociações

Por Revista Visual
Foto: Monicolor

A empresa familiar Carrocerias Aeroporto comemora quatro décadas de história no Centro-Sul. Homenageado no 24º Jantar do Empresário da Acig (Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava), o fundador do empreendimento, senhor Genesio Fortkamp, recebeu uma placa em referência ao aniversário. Ele administra o negócio ao lado da sua esposa, a senhora Osni Fortkamp, e dos filhos Milene Aparecida Fortkamp Gartner e Rodrigo Fortkamp.

Os sócios-proprietários comemoram o sucesso da trajetória que começou a ser escrita em 20 de maio de 1976, quando Genesio e Cezar Guilherme Neto se aventuraram na industrialização de carrocerias de madeira. Após o falecimento do senhor Cezar, o senhor Genesio continuou a construir aquele sonho, que foi também abraçado pelos familiares, que embarcaram com entusiasmo na administração da empresa. Hoje, a Carrocerias Aeroporto contam com 10 colaboradores.

Evolução
Ao olhar para o passado, o senhor Genesio se recorda das dificuldades que enfrentou nos primeiros anos. Naquela época, o trabalho era mais complicado, embora a demanda fosse expressiva em virtude da escassez de concorrência. Hoje em dia, o processo de produção foi incrementado com tecnologias que garantem qualidade e os equipamentos são manejados por funcionários constantemente capacitados. Assim, os serviços são desenvolvidos de maneira mais eficaz, satisfazendo as reais necessidades dos clientes. Todavia, se tem uma coisa que não muda com o passar do tempo é a garantia de confiança e simpatia.

Certificação
Buscando sempre os melhores padrões, a empresa conquistou a homologação pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito). Por isso, possui o CAT (Certificado de Adaptação Técnica), que é um diferencial, tendo em vista que poucas empresas no Paraná têm esta documentação. “Com o certificado, somos autorizados a fazer carrocerias novas para caminhões novos e proporcionamos aos nossos clientes garantia de madeira legalizada e de que a carroceria está dentro das normas vigentes de rodagem”, explicou o senhor Genesio.

A empresa também conta com CCT (Certificado de Capacitação Técnica), IAP, Meio Ambiente e existe uma preocupação em manter comunicação direta com o cliente, informando tudo o que está acontecendo no processo, tanto na confecção da carroceria quanto na realização de outros serviços.

Diversificação
Às margens da rodovia BR 277, no km 349, a Carrocerias Aeroporto conta com localização estratégica, o que permite o acesso facilitado do seu público-alvo. Nesses 40 anos, a empresa diversificou produtos, incrementou as carrocerias com acessórios e também passou a oferecer outros serviços, como de chassi, freio, peças para implementos rodoviários. “Ou seja, do chassi para trás nós temos tudo para satisfazer a necessidade dos clientes”, acrescentou Rodrigo.

Para o futuro, a meta é se tornar reconhecida no mercado também pelas outras atividades que a empresa desempenha. “Algumas áreas ainda precisam ser mais exploradas e é nisso que estamos trabalhando”, contou Milene, acrescentando que a busca por novidades é uma constante no dia a dia da equipe da Carrocerias Aeroporto. Um exemplo é a paulatina substituição do compensado por tampas de alumínio de alta resistência, que proporciona leveza e durabilidade. Não há dúvidas de que muitas conquistas serão comemoradas nos próximos 40 anos de história!

Confira a matéria completa na edição nº 133 da Revista Visual Guarapuava.

Gostou? Então Compartilha!
Facebook
Twitter
VOLTAR