Sesc Guarapuava recebe 35ª edição da Semana Literária entre 12 e 16 de setembro
poty

Por Assessoria

A partir da próxima segunda-feira, dia 12 de setembro de 2016, a unidade Guarapuava do Sesc receberá participantes de diversas faixas etárias para as atividades propostas na 35ª edição da Semana Literária Sesc & Feira do Livro.

A programação contempla uma variedade de espetáculos, oficinas, exposições, lançamentos e conversas com a finalidade de discutir a temática “O Brasil que se diz, o Brasil que se escreve”. Participantes e organizadores esperam que o evento seja um sucesso de público e de reflexões a respeito da diversidade do nosso país e, principalmente, da expressiva produção literária paranaense.

Programação Permanente
Durante todos os dias haverá mostra e venda de livros com a participação da Livraria Paço da Luz. Os visitantes também poderão acompanhar a instalação “Os cinco sentidos da poesia”, que propõe uma viagem sensorial pela beleza da poesia do Paraná. Os participantes desta ação coletiva são: Carine Nunes, Felipe Soares, Jéssica Bobroski, João Ovitzke, Juan Pablo, Lívia Petry, Norbert Heinz, Priscila Finger e Valde Foss.

De acordo com a professora e pesquisadora Lívia Petry, a exposição surgiu de um sonho coletivo de realizar algo que versasse sobre os cinco sentidos e também relacionasse a arte poética a outras artes contemporâneas. “Assim, poderíamos pensar a poesia não só como a escrita, mas também como meio de apreensão do real através das várias artes e do imaginário coletivo”, explicou.

Dessa maneira, o grupo prepara uma exposição que trabalha com tato, olfato, paladar, visão e audição, buscando levar a poesia a todos os níveis da percepção humana. Um dos diferenciais, segundo Lívia, é o acesso a pessoas que geralmente ficam de fora das mostras, como os cegos, pois os participantes estão trabalhando as poesias para também transformá-las na língua braile. Você confere outros detalhes na fanpage @oscincosentidosdapoesia.

Lançamento de livros e homenagem
Tradicionalmente, o Sesc Guarapuava escolhe um escritor regional por ano para ter a sua trajetória evidenciada durante a Semana Literária. A pessoa selecionada recebe a homenagem na noite de lançamento de livros. Em 2016, a contemplada é a poeta Áurea Luz, mestre em Relações Internacionais, especialista em Comércio Exterior e Finanças Bancárias, graduada em Letras e em Administração.

A noite da homenagem também será marcada pelo lançamento de uma obra organizada por Áurea, intitulada “Marcas da Existência”. Outras quatro pessoas divulgarão seus livros na quarta-feira, dia 19 de setembro, no Salão Social do Sesc, a partir das 19h30. São elas: Lívia Petry (“As aventuras do menino anjo” e “O exílio das palavras”); Luciano Ortiz (“Sang”); Nincia Borges Teixeira (“Manubela”) e Norbert Heinz (“O amor é amor” e “O soldado que não queria marchar… e nem ser soldado!”).

Ainda na quarta-feira também será lançada uma coletânea infantil publicada pelo Sesc PR que congrega contos de novos autores residentes ou nativos do Paraná. A antologia contempla 10 histórias que se referem a tradições culturais do nosso povo. Duas escritoras de Guarapuava fazem parte do livro: Bernadete Mariane, com “Nina Menina”; e Patrícia Siqueira Silva, com “A Menina e a Árvore”.

Programação completa aqui.

 

 

Gostou? Então Compartilha!
Facebook
Twitter
VOLTAR