Sol Amigo da Infância: dois anos de carinho solidário
Edno Pilonetto

Projeto de ação social, educativo e preventivo que busca educar crianças em idade escolar a respeito dos riscos da exposição solar inadequada e hábitos saudáveis de proteção no dia a dia completa dois anos em Guarapuava

Por Revista Visual
Foto: Edno Pilonetto/Arquivo

A campanha “Sol, Amigo da Infância: pele protegida para toda a vida” existe no país há quase quatro anos e surgiu com o objetivo de alertar pais e educadores a respeito da importância da proteção dos raios solares desde a primeira infância. Em Guarapuava, o projeto completa dois anos e é desenvolvido através de iniciativa dos médicos dermatologistas Beatriz Garcia; Caroline Batista; Iara Vieira; Guilherme Gadens e Renata Tavares.

Os profissionais especialistas tentam, a partir do trabalho voluntário, agir precocemente para garantir a saúde das crianças de nossa cidade, evitando assim doenças graves, e às vezes até fatais, que podem surgir somente na vida adulta. O grupo de dermatologistas treina e capacita professores e orientadores pedagógicos que, posteriormente, levam esse conhecimento e o material didático – oferecido gratuitamente – para a sala de aula, disseminando os conceitos de proteção solar nas turmas de 1ª a 5ª séries do ensino fundamental.

Por que cuidar desde a infância?
Na infância, queimaduras provocam alterações nas células da pele que podem levar ao surgimento de doenças na vida adulta. De acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de pele já é o mais frequente no país, com 25% dos casos de tumores malignos. Neste contexto, a existência da campanha “Sol, Amigo da Infância” é fundamental.

O projeto voluntário e solidário com ações direcionadas para crianças e educadores foi inspirado em um existente na Austrália, o SunSmart, há três décadas. Lá, a iniciativa mostrou redução da incidência de câncer de pele na região contemplada pelas ações. No Brasil, a proposta começou na Regional de São Paulo da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), contando com apoio do cartunista Maurício de Sousa, que elaborou um completo material didático: gibi e DVD – distribuídos de maneira gratuita às escolas participantes e contando com uma linguagem lúdica e repleta de conceitos de fácil entendimento.

Para a consolidação das atividades, são necessários contatos com entidades e órgãos públicos. Em Guarapuava, o projeto conta com apoio da Secretaria Municipal de Educação; Ceme (Conselho da Mulher Executiva da Acig) e Rotary Clube Casa da Amizade, parceiros que incentivam e facilitam a logística para o desenvolvimento da campanha de maneira satisfatória.

Conheça o projeto:
Fanpage | Site

Gostou? Então Compartilha!
Facebook
Twitter
VOLTAR