Principal Categorias Matérias Saiba como se prevenir contra a gripe

Saiba como se prevenir contra a gripe

5 minutos para ler
0
398
Saiba como se prevenir contra a gripe

Com a chegada do inverno, uma das maiores preocupações da população é a gripe. A disseminação do vírus da Influenza, causador da doença, acontece de pessoa para pessoa. O vírus penetra no organismo principalmente através das mucosas que revestem nariz, boca e olhos. Por meio da mucosa do nariz, ele atinge a corrente sanguínea, ataca suas células e se multiplica, causando a gripe. Existem três tipos de vírus Influenza – A, B e C, mas apenas os dois primeiros causam doença com impacto significativo à saúde humana.

A farmacêutica bioquímica do Laboratório Biolab, doutora Débora Thomson Milazzo Foroni, explica que os sintomas da gripe H1N1, uma das mais agressivas ao organismo humano, são parecidos com os dos outros tipos da doença. Entretanto, se a pessoa apresentar febre repentina acima de 38º e 39º, dor muscular, dores de cabeça, garganta e nas articulações, irritação nos olhos, tosse, cansaço e falta de apetite, cuidados especiais devem ser tomados. Em alguns casos, também podem ocorrer vômitos e diarréia.

Doutora Débora ressalta que algumas ações simples como lavar as mãos frequentemente com sabão ou desinfetá-las com produtos a base de álcool em gel, jogar fora os lenços descartáveis usados para cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar, evitar aglomerações e o contato com pessoas doentes, não levar as mãos aos olhos, boca ou nariz depois de ter tocado em objetos de uso coletivo e não compartilhar copos, talheres ou objetos de uso pessoal ajudam a prevenir a doença. Além disso, a vacina contra gripe também é um meio bastante efetivo. Seu uso é indicado a partir dos seis meses de vida, e seu efeito dura 12 meses. “A vacina é feita com o vírus (H1N1) da doença inativo e fracionado. As partículas não são capazes de desenvolver a doença no organismo, pois estão enfraquecidas, mas induzem o organismo a produzir anticorpos, já que ensinam o sistema imunológico a concentrar suas forças para um contraataque rápido”, esclarece a doutora. Para identificar se a pessoa está ou não com Influenza A existe um exame que é realizado através da coleta de muco nasal. O ideal é que o exame seja feito entre o terceiro e sétimo dia depois que iniciaram os sintomas.

Para que o procedimento seja realizado é necessário um kit especial para a coleta e transporte deste material. O Biolab faz o exame da Influenza A em parceira com o Laboratório Álvaro, de Cascavel. O resultado do exame é obtido em cinco dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Coisas para fazer em Guarapuava

Fevereiro mal começou e ao contrário de janeiro, está voando! Apesar da semana ter sido rá…