Principal Categorias Matérias A vitamina D e seus benefícios para o organismo

A vitamina D e seus benefícios para o organismo

4 minutos para ler
0
582
A vitamina D e seus benefícios para o organismo

Várias vitaminas, proteínas e minerais são importantes para que o nosso corpo funcione em equilíbrio. É o caso da vitamina D, indispensável para que a nossa saúde esteja em perfeitas condições. A principal função da vitamina D no organismo humano é ajudar na absorção de cálcio, o que contribui para que tenhamos ossos e dentes fortes. Além disso, estudos em laboratório comprovaram que a vitamina D tem propriedades anticancerígenas, pois inibe o crescimento e a disseminação de tumores.

“A falta de vitamina D no organismo não é notada facilmente, o que pode trazer sérios riscos à saúde”, alerta a doutora Débora Thomson Milazzo Foroni, farmacêutica bioquímica responsável pelo Laboratório Biolab. Entre os problemas que a carência de vitamina D pode causar à nossa saúde estão dores crônicas, ossos fracos, depressão, baixa qualidade do sono e infecções, decorrentes do enfraquecimento do sistema imunológico. Suspeita-se ainda que doenças como a asma, o diabetes II, e algumas doenças autoimunes, como a artrite reumatóide e a esclerose múltipla, também tenham uma ligação com a ausência de vitamina D no organismo.

Embora alimentos como óleo de fígado de bacalhau, gema de ovo, fígado bovino, leite, manteiga, peixes como arenque, salmão, cavala e, em menor quantidade, sardinha e atum sejam ricos em vitamina D, o próprio organismo produz a maior parte do nutriente que necessitamos para uma vida saudável, já que ele é sintetizado pela pele através da exposição à radiação UVB. Por isso é recomendada pelo menos durante três vezes na semana a exposição ao sol de braços e pernas por um período de 15 minutos. Os especialistas pedem que essa ação seja realizada antes das 10 da manhã, para evitar problemas de pele, já que o uso de bloqueadores solares com proteção acima de 8 impedem que se produza a vitamina D. O ideal é que um adulto consuma em média cinco microgramas desta vitamina por dia.

O Laboratório Biolab realiza um exame de sangue chamado 25 (OH)D, atualmente o melhor marcador da deficiência de vitamina D no organismo. É necessário que o paciente esteja em jejum de 4 horas antes da coleta do material para análise. Detecta-se a deficiência de Vitamina D quando sua concentração sanguínea está abaixo de 30ng/ mL, e a insuficiência quando os níveis encontram-se abaixo de 20ng/ml

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Coisas para fazer em Guarapuava

Fevereiro mal começou e ao contrário de janeiro, está voando! Apesar da semana ter sido rá…