Principal Categorias Matérias Ana Luiza: descoberta de um caminho

Ana Luiza: descoberta de um caminho

9 minutos para ler
0
508
Ana Luiza: descoberta de um caminho

Desde muito cedo Ana Luiza Pucci de Mattos está acostumada a assumir responsabilidades. Quando sua família retornou para Guarapuava e fundou a Futura Educação Profissional, em 2004, ela começou a trabalhar na parte financeira da instituição durante o período em que não estava na escola. Aos poucos, passou a responder pelo setor, além de dirigir a área de recursos humanos da Futura.

Ao concluir o ensino médio, ela tinha uma dúvida comum à maioria dos jovens de sua faixa etária com relação a que profissão seguir. A princípio, pensou em fazer faculdade de Administração, afinal trata-se de um curso que contempla várias atividades que ela estava habituada a desenvolver. Entretanto, com o decorrer das aulas, Ana percebeu a necessidade de descobrir coisas novas, de aprender algo que pudesse ampliar suas possibilidades de atuação. Em seguida, tentou cursar Direito, mas viu que essa não era a sua praia. “Era uma situação que me deixava desconfortável. Eu tinha muita vontade de progredir profissionalmente, mas não encontrava algo com o que me identificasse”, confidencia.

Ainda criança, durante as brincadeiras com a irmã, Ana Luiza já demonstrava uma aptidão especial dentro da cozinha. Inspirada nisso, ela resolveu partir para uma área totalmente diferente: a Gastronomia. Ana se matriculou no curso de Chefe de Cozinha oferecido pelo Espaço Gourmet, escola de gastronomia bastante conceituada em Curitiba. Foi nessa época que surgiu a ideia de criar a Futura Gourmet, escola de gastronomia que está sob sua coordenação.

À vontade na nova profissão, Ana Luiza procurou se especializar na área. Assim, decidiu cursar Tecnologia em Gastronomia na Universidade Anhambi Morumbi, em São Paulo. “Tive que achar uma forma de organizar melhor minha agenda, pois tinha meus compromissos na Futura e precisava ir periodicamente para São Paulo, cumprir os créditos no curso. Era cansativo, mas valeu à pena,” revela. Sempre que pode, Ana Luiza faz cursos sobre o assunto, com o objetivo de aprender ainda mais sobre a gastronomia. Ela já participou de um curso de Massas artesanais e Molhos, promovido pelo The Culinary International Institute, em Nova York e conheceu novos sabores e combinações através de um Tour Gastronômico de 25 dias pela China.

Futura Gourmet, pioneirismo em Guarapuava

“Ao visitar escolas de gastronomia eu ficava me perguntando, por que não podemos ter algo assim na nossa cidade?”, recorda Ana Luiza. Foi esse desejo de prestar aos guarapuavanos um serviço que já era encontrado nos grandes centros que deu origem à Futura Gourmet. Inaugurada em 2010, a escola foi pioneira em cursos de culinária em Guarapuava e região, e com três anos de existência se tornou uma referência no setor por conta de sua estrutura moderna e bem equipada, e pela qualidade do ensino oferecido.

Hoje, entre os principais cursos da Futura Gourmet estão o Top Chef e o Master Chef. O Top Chef é um curso de seis meses, com aulas de 15 em 15 dias, destinado a pessoas que gostam de cozinhar e querem desenvolver técnicas e habilidades básicas. Já o Master Chef é um curso específico para formação de Chef de Cozinha. Dividido em dois módulos de um ano cada, suas aulas são totalmente práticas e acontecem sempre aos sábados. A grande novidade para esse semestre é o Fast Chef, curso de três meses criado para atender pessoas que gostam da gastronomia, mas não têm tempo para fazer cursos de grande duração.

Além dos cursos regulares, a Futura Gourmet promove aulas show, que abordam assuntos diversos como os segredos de um bom molho, receitas com carne de cordeiro, como preparar diferentes tipos de sopa, entre outros. Outro sucesso da escola são os jantares temáticos, onde os participantes, além de curtir um ambiente agradável, podem desfrutar do que há de melhor nas cozinhas de vários países como Itália, Grécia e Tailândia.

A paixão de Ana Luiza pela gastronomia é tanta, que ela está investindo em novos projetos na área. Em breve no ar, o blog Eu amo comer, e você? será um espaço onde ela poderá dar dicas de lugares que oferecem bons pratos, além de compartilhar as melhores receitas. “Gosto muito de viajar e conhecer o que há de melhor na culinária de cada lugar. Sabendo disso, as pessoas sempre me pedem indicações de onde comer. Foi por isso que nasceu o blog, a ideia é falar desde locais onde você pode experimentar a alta gastronomia até onde você encontra a melhor barraquinha de cachorro quente”, explica. Junto com o blog também será lançada uma loja virtual, com o mesmo nome. euamocomer. com.br. A loja irá atender todo Brasil e comercializará produtos de culinária de boa qualidade com preços acessíveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Coisas para fazer em Guarapuava

Fevereiro mal começou e ao contrário de janeiro, está voando! Apesar da semana ter sido rá…