Principal Categorias Matérias Exemplo que vem de casa Neto Rauen busca na família inspiração para vida política

Exemplo que vem de casa Neto Rauen busca na família inspiração para vida política

9 minutos para ler
0
749
Exemplo que vem de casa Neto Rauen busca na família inspiração para vida política

O engajamento de Eurípio Rauen Neto com causas políticas vem de berço. Seu avô paterno, Eurípio Rauen, foi vereador e presidente da Câmara Municipal de Guarapuava por dois mandatos. Já seu avô materno, Elias Melhem, foi vice-prefeito do município e sempre transitou no campo político. “Desde pequeno convivo com a política. Meu avô Elias realizava constantemente reuniões em sua casa e aos poucos comecei a gostar e me interessar pelo assunto”, recorda.

A oportunidade de atuar no meio surgiu em 2002, quando foi convidado para trabalhar na campanha do hoje Secretário Estadual de Governo, Cesar Silvestri, à Câmara Federal. Após as eleições, Neto passou a coordenar ao lado de Viviane Ribas o escritório de representação do Deputado Cesar Silvestri em Guarapuava. Em 2008, ele disputou pela primeira vez um cargo no legislativo municipal. Apesar de não ter sido eleito, conseguiu 1139 votos, uma votação bastante expressiva.

Até 2010, Neto continuou exercendo suas funções dentro do escritório de representação do Deputado Federal Cesar Silvestri. Após o pleito eleitoral daquele ano, com a reeleição de Cesar Silvestri à Câmara dos Deputados e a eleição de Cesar Silvestri Filho à Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, ele passou a trabalhar no escritório de representação regional do deputado estadual.Na última eleição, em 2012, Neto voltou a se candidatar a uma vaga na Câmara Municipal. Com 2642 votos, foi o segundo candidato mais votado para assumir a uma cadeira no legislativo guarapuavano.

Em seu primeiro pronunciamento na tribuna da Câmara Neto Rauen fez questão de mencionar seus pais,Eurípio e Eliane, grandes exemplos em sua trajetória. “Eles me ensinaram princípios e valores morais que levo sempre comigo, inclusive agora, na minha atuação como vereador”, ressalta. Neto também destaca o apoio de sua esposa, Débora, durante as eleições e agora, no mandato. “A Débora não tinha envolvimento com política, mas abraçou a causa e me deu todo apoio para que eu chegasse até aqui”.

As ações de Neto Rauen na Câmara Municipal

Nesse primeiro semestre de mandato, Neto Rauen já apresentou vários projetos de lei e requerimentos que visam atender demandas de todas as parcelas da população. Uma de suas primeiras propostas ao legislativo é uma resolução que vem ao encontro da Lei da Transparência e da Lei de Acesso à Informação. O projeto, aprovado por unanimidade pelos vereadores, prevê que a secretaria da Câmara Municipal digitalize e publique todas as proposições feitas pelos membros da casa, para que a população possa ter mais informações sobre o trabalho de cada um deles. Neto também propôs duas leis que irão garantir a segurança dos frequentadores de bares, restaurantes e casas noturnas da cidade, ambas já aprovadas pela Câmara. Um dos projetos prevê que seja vedada a utilização de materiais inflamáveis ou que despendam gases tóxicos no revestimento acústico desse tipo de estabelecimento. O segundo exige que os mesmos estabelecimentos sinalizem em tamanho e local legível fotocópia do alvará de funcionamento e capacidade dos mesmos.

Em parceria com o vereador Márcio Carneiro, Neto elaborou o projeto que institui o benefício da meia entrada em eventos sociais, culturais, esportivos e afins para portadores de necessidades especiais de qualquer natureza. Também em parceria, desta vez com os colegas Ademir Fabiane, Germano Alves e Waldomiro Batista, os vereadores propuseram a inclusão na denominação do Parque do Jordão como Parque Turístico, para que o mesmo se enquadre nos critérios do Ministério do Turismo. Dessa forma, poderão ser pleiteados recursos para a revitalização do local.Neto ainda é autor do projeto que pede ao Poder Executivo a doação de um terreno junto ao Parque das Araucárias para a construção da nova sede da Polícia Ambiental na região.

Além disso, Neto Rauen, novamente junto com o vereador Marcio Carneiro, tem trabalhado em prol das demandas do Distrito da Palmeirinha, entre elas a reabertura do Espaço Cidadão, interditado por conta do vandalismo. Ele ainda vem encaminhando uma série de requerimentos junto ao Executivo Municipal, muitos deles já atendidos, principalmente relacionados à recuperação de ruas e estradas, readequações de equipamentos públicos, limpezas de praças e terrenos, melhorias no trânsito, como a sinalização e pintura de faixas da rua XV de Novembro, a colocação de Yellow Box nos cruzamentos de maior fluxo no centro da cidade e a sincronização de semáforos. “Tenho trabalhado com dedicação aos anseios da população, mantendo as portas do meu gabinete sempre abertas para ouvir as pessoas. Nasci e fui criado na cidade, tenho um amor muito grande por Guarapuava, por isso quero contribuir para que ela cresça ainda mais”, enfatiza Neto Rauen.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Coisas para fazer em Guarapuava

Fevereiro mal começou e ao contrário de janeiro, está voando! Apesar da semana ter sido rá…