Principal Categorias Matérias Recrutamento on line: Benefícios para empregado e empregador

Recrutamento on line: Benefícios para empregado e empregador

6 minutos para ler
0
428

Processos eficazes de seleção e recrutamento são fundamentais para o sucesso de uma empresa, afinal é por meio deles que as organizações podem identificar talentos com potencial para fazer a diferença. Do contrário, a contratação de um profissional não adequado pode trazer muito prejuízo para a companhia. Pense no tempo desperdiçado com treinamento e os gastos despendidos para o pagamento de encargos e tributos no momento da demissão.

Por isso, é cada vez mais presente o uso da tecnologia nesse processo. Pesquisas revelam que o número de empresas que utilizam a internet como principal forma de recrutamento cresce consideravelmente. Para se ter ideia, de acordo com a publicação norte-americana Forbes, empresas como Pepsi, Gap, AIG, Oracle e Intel estão entre as marcas que usam cada vez mais a rede para selecionar possíveis funcionários.

Não é à toa. Os bancos de currículos oferecem hoje um grande número de filtros e refinamento que facilitam o encontro do profissional ideal. Alguns ainda oferecem ainda um serviço de pré-seleção, garantindo que a companhia receberá apenas candidatos realmente qualificados. Uma verdadeira ‘mão na roda’.

Além da rapidez e baixo custo característicos desse processo, ele ultrapassa limites geográficos, aumentando a base de profissionais passíveis de serem contratados, o que aumenta consideravelmente o universo de candidatos.

O recrutamento via internet permite ainda que candidatos tenham acesso a ele 24 horas por dia, sendo mais fácil atingir o perfil de candidato que se procura; isso sem citar o preço que se paga por um anúncio de emprego on line é bastante inferior ao que se paga por um anuncio de emprego publicado na imprensa.

Para os candidatos os benefícios também são inúmeros. Além de não precisarem imprimir e ir às empresas entregar o currículo – poupando um gasto significativo para quem está desempregado – seu perfil é visto por empresas que ele talvez não conheça ou não tenha condições de visitar para entregar o currículo. Para os candidatos que buscam emprego por meio do email, as vantagens dos bancos de currículos é a certeza que o material enviado não foi descartado sem ao menos ser lido.

No entanto, é preciso manter perfil e currículo atualizados. Recrutadores costumam descartar perfis que não são atualizados por mais de um mês por acreditar que aquele profissional não está mais a procura de emprego. Conheça então algumas dicas para que seu perfil chame a atenção dos selecionadores:

– Mantenha os dados pessoais atualizados. Muitos mudam de endereço e telefone e não informam as mudanças, o que impede o contato de um recrutador interessado;

– Atualize com frequência o cargo que você deseja ocupar. Esta é uma das primeiras informações que o selecionador procura em um currículo.

– Todos os cursos e treinamentos realizados devem ser incluídos. Profissionais qualificados são muito valorizados nos dias de hoje. Não perca a oportunidade de mostrar que você está bem preparado;

– O salário pretendido é uma informação valiosa para os selecionadores. É interessante estar atento aos valores praticados pelo mercado, checar quanto estão pagando para o cargo e função que você pretende ocupar e atualizar sempre que achar necessário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Coisas para fazer em Guarapuava

Fevereiro mal começou e ao contrário de janeiro, está voando! Apesar da semana ter sido rá…