Principal Categorias Matérias Hoje tem goiabada? Tem sim senhor!

Hoje tem goiabada? Tem sim senhor!

5 minutos para ler
0
1,406
Hoje tem goiabada? Tem sim senhor!

Quem é de Guarapuava certamente já deu boas risadas com o Palhaço Goiabada. Há mais de vinte anos, José Thomaz Szymczak assumiu a identidade de um dos personagens mais fascinantes do universo infantil e se tornou figura bastante conhecida pelas ruas da cidade.

Embora carregue o jeito brincalhão desde criança, Thomaz descobriu sua vocação para colocar sorrisos no rosto das pessoas por acaso. Funcionário público, ele foi convidado por sua amiga Rita Felchak para participar da Rua Do Lazer, projeto que era realizado no município nos anos 90. “A Rita me perguntou se eu podia me vestir de palhaço para entreter a criançada. Ela me falou pode ir lá com a Dody, ela te maquia rapidinho! Com as crianças foi tudo legal, o problema foi pra tirar a maquiagem: a Dody passou um batom 24 horas em mim”, relembra às gargalhadas. Mal sabia ele que daquele dia em diante o papel de palhaço nunca mais sairia de sua vida.

Goiabada explica que o grande segredo para conquistar os pequenos é deixá-los à vontade. “Não precisa ter muita folia não, é só deixar a criança ir no seu ritmo que aos poucos ela começa a interagir.” Durante os eventos que participa na pele do personagem, junto com as piadas, ele também resgata brincadeiras e cantigas de roda, o que faz com que muitos adultos voltem a ser criança. “Os adultos sempre podem participar, se quiserem. Animei festas de muita gente que agora é pai ou mãe e hoje eles me convidam para o aniversário de seus filhos”, destaca.

Além do famoso palhaço, Thomaz já atuou como outros personagens bastante familiares aos guarapuavanos. Um dos mais lembrados é o Lobinho, responsável pela animação dos eventos esportivos que aconteciam no Ginásio Joaquim Prestes e dos jogos do Batel. Vez ou outra Goiabada ataca de Zé Gotinha ou Coelhinho da Páscoa, e, todos os anos ele é convidado por várias famílias para visitar suas casas na véspera do Natal, vestido de Papai Noel.

Para que Goiabada esteja sempre bem arrumado para encantar o público durante suas apresentações Tomaz conta com uma ajuda muito especial, da esposa Sueli. Ela é responsável por manter o figurino do palhaço em ordem e faz toda caracterização e maquiagens. Em algumas ocasiões Sueli ainda entra na brincadeira e se veste de palhaça Goiabinha. Os filhos, Marcos Vinícius e Matheus, também não ficam de fora e de vez enquanto ajudam o pai como a dupla de palhaços Café com Leite. “Fico muito feliz por ter eles do meu lado, sempre me apoiando. Agradeço todos os dias a Deus por ter me presenteado com esse dom de fazer os outros rirem”, afirma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Coisas para fazer em Guarapuava

Fevereiro mal começou e ao contrário de janeiro, está voando! Apesar da semana ter sido rá…