Principal Categorias Matérias Homeopatia: A gota que faz a diferença

Homeopatia: A gota que faz a diferença

6 minutos para ler
0
524
Homeopatia: A gota que faz a diferença

A Homeopatia é um sistema médico terapêutico que auxilia crianças e adultos a atingirem melhores estados de saúde, interagindo com outras especialidades médicas e profissionais da área, pois valoriza a integralidade do ser humano em sua atividade terapêutica. Em nosso país é uma especialidade médica reconhecida pela Associação Médica Brasileira e Conselho Federal de Medicina, com cursos de especialização na maioria das capitais brasileiras e já presente nos currículos de alguns cursos de Medicina.

Considerando que cada pessoa tem sua maneira de ser e adoecer, o tratamento médico homeopático é baseado no estudo da totalidade da pessoa, valorizando suas características e queixas no estado de saúde e de doença, para a prescrição de um medicamento único, em dose única ou repetida, que vai auxiliar na recuperação, preservação e promoção da saúde.

O medicamento homeopático busca a recuperação mais rápida possível de nossa fisiologia, integrando corpo físico e psicoafetividade, auxiliando na regularização de suas disfunções, queixas que não necessitem de intervenção cirúrgica, com consequente desaparecimento de sintomas desagradáveis decorrentes das mesmas.

Os medicamentos homeopáticos são feitos com qualquer substância de nosso meio, podendo ser de origem vegetal, mineral, animal ou mesmo sintética, respeitadas as normas sanitárias em vigência e a Farmacopéia Homeopática Brasileira, o que os diferencia dos medicamentos fitoterápicos, oriundos do reino vegetal, e dos florais, originados das flores.

A melhora deve ser observada já nas primeiras horas ou minutos de uso do medicamento, tanto em doenças agudas, como crônicas, não sendo correta a ideia de que a ação do medicamento homeopático é lenta. Uma febre, uma dor ou qualquer outra manifestação de uma doença que não necessite de intervenção cirúrgica para sua resolução, tem que ser prontamente combatida pelo remédio homeopático, tão rápido quanto a ação esperada de um medicamento alopático. Isto não acontecendo, há que se reavaliar a prescrição em busca de um medicamento mais adequado. O tempo de tratamento decorre da resposta terapêutica de cada pessoa, onde há as que melhoraram com um único frasco ou as que necessitam de mais que um frasco na continuidade, mas quanto mais adequado o medicamento, menor o tempo de tratamento.

A homeopatia com seu baixo custo de produção e bons resultados terapêuticos conta hoje com o reconhecimento e apoio da Organização Mundial da Saúde na difusão e disponibilização da mesma nos sistemas públicos de saúde. No Brasil sua implantação é incentivada pelo Ministério da Saúde, incluída na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do SUS, integrada à Estratégia Saúde da Família como uma das opções para os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), sendo vários os municípios, inclusive Guarapuava desde setembro último, onde a Homeopatia já auxilia as pessoas em todos os ciclos de suas vidas na libertação de seus sofrimentos, para que possam alcançar os mais altos fins de sua existência, vivendo de modo mais saudável, altruísta, solidário e criativo em nosso meio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Coisas para fazer em Guarapuava

Fevereiro mal começou e ao contrário de janeiro, está voando! Apesar da semana ter sido rá…