Vinícius Tyski

7 minutos para ler
0
763
Vinícius Tyski

Homem de ferro: triatleta, treinador e empresário.

Triatleta de destaque, Vinícius Tyski é exemplo de garra e motivo de orgulho para nossa cidade. Ele participa há anos da prova mais famosa de triatlo: IronMan, e movido por desafios e pela paixão por esportes, já atingiu níveis que o levaram para competições entre os melhores do mundo.

Vinicius, que sempre foi um grande atleta, passou a direcionar seus treinos de natação, ciclismo e corrida, especificamente para esse estilo de prova, o que o levou a obter resultados surpreendentes nas competições. Hoje, se destaca a nível nacional, como no IronMan da África em que era um dos 5 brasileiros participantes e único paranaense. Fora a África, Vinícius já foi competir no México, Estados Unidos, Panamá, Uruguai, Brasil, e esse ano pretende competir na Austrália. Agora o objetivo maior do IronMan é a classificação para o Mundial do Havaí, e é com esse propósito que o triatleta treina cada vez mais focado.

Hoje, Guarapuava é uma das grandes forças do triatlon do Paraná , com número crescente de atletas e grande representatividade nas principais competições do país. Um esporte de resistência muito desafiador e bonito, segundo Vinícius: “é emocionante e mexe com o nosso psicológico, para se ter uma ideia há pessoas que levam 17 horas para terminar o percurso. O viciante é a sensação de você ter a capacidade de fazer as três modalidades. E com o tempo tudo isso vai se tornando um estilo de vida”. Também como grande competição de destaque

Também como grande competição de destaque em sua carreira está a Meio IronMan, que é mais rápida e de intensidade mais forte. Nessa competição Vinícius já se classificou para a Mundial que aconteceu em Las Vegas em 2012. “O melhor resultado que já consegui foi ter me classificado para essa prova. Competir lá foi incrível, o cenário era um deserto com morros. E foi muito árduo, pois fazia um calor de 42°C. Essa prova foi em setembro, aqui eu estava treinando no inverno, e fui competir lá em um clima contrário. A adrenalina foi muito intensa, pois ali estavam os melhores do mundo”.

Formado em Educação Física há 13 anos, Personal Trainer há 12, Vinícius começou a praticar natação desde seus 4 anos de idade, na escola sempre teve uma relação íntima com várias modalidades e participava dos jogos, a vocação e o espírito de competição já estavam em sua personalidade desde cedo.

Em 2013, surgiu uma nova atividade para Vinícius, ele passou a oferecer um serviço inovador, através de sua assessoria esportiva, a TSK. Um trabalho direcionado tanto para iniciantes que desejam praticar corrida e ciclismo, como também para atletas de triatlo. São consultorias que Vinicius elabora por meio de planilhas semanais de treinos bem detalhadas, administrando a vida esportiva dos alunos.

Esse é um serviço muito comum em cidades maiores, e aqui em Guarapuava ele é o primeiro a fazer. “Adaptamos a rotina de treino totalmente individualizado, de acordo com as condições físicas, da competição e das intenções de cada um. Muitos alunos me procuram porque o treino sem supervisão para de dar resultados, e meu papel é analisar o que esta sendo feito de errado para buscarmos a disciplina e rotina ideal”.

Vinícius é proprietário, juntamente com sua esposa Fabiane Tyski, da academia PLAY GYM ATHLETIC & FITNESS, a antiga e tradicional Athetic Center, que foi toda reformulada e agora atende em outro espaço. “A nova estrutura teve seu projeto desenvolvido especificamente para atender uma academia. Trocamos todos os equipamentos, a parte cardiorrespiratória, os aparelhos de musculação e as bicicletas de spinning. Nossas aulas de spnning, aliás, são uma referência e um dos nossos pontos fortes justamente porque os professores são atletas de ciclismo e participam de competições.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Coisas para fazer em Guarapuava

Fevereiro mal começou e ao contrário de janeiro, está voando! Apesar da semana ter sido rá…