Principal Categorias Matérias Doutor Ítalo Biancardi Neto

Doutor Ítalo Biancardi Neto

5 minutos para ler
0
1,545
Doutor Ítalo Biancardi Neto

Responsabilidade e eficiência em prol da comunidade.

Ítalo Biancardi Neto possui uma extensa lista de serviços prestados à população paranaense. Como delegado, ele exerceu suas funções nos municípios de Quedas do Iguaçu, Laranjeiras do Sul, Francisco Beltrão e Arapongas. Na cidade de Guarapuava, em diferentes ocasiões, doutor Ítalo já atuou no setor operacional (trabalhando exaustivamente no combate ao tráfico de drogas), desenvolveu suas atividades junto ao GAECO e chefiou a 14ª SDP. “Estar nessa profissão pede que façamos algo para ajudar à comunidade. Quando entro em uma unidade, sempre estou disposto a fazer um trabalho em prol da população”, declara.

Há sete meses, o delegado comanda a Corregedoria da Polícia Civil da área centro, que abrange as Subdivisões Policiais de Guarapuava, Laranjeiras do Sul e União da Vitória, atendendo mais de 40 municípios. As principais atribuições do órgão são a fiscalização do trabalho e da conduta dos policiais e a investigação de eventuais envolvimentos de membros da corporação em atividades ilícitas. “Entre as funções da Corregedoria estão apurar transgressões disciplinares, instaurar investigações preliminares, e, dependendo do caso, abrir sindicâncias e processos disciplinares”, explica o delegado.

À frente da Corregedoria, doutor Ítalo Biancardi Neto tem intensificado o trabalho preventivo e pró-ativo do órgão, através de inspeções e correições ordinárias e extraordinárias. “Essas ações permitem que possamos descobrir como anda a segurança pública nos locais de nossa responsabilidade e qual a opinião da população sobre o trabalho da Polícia Civil”. O delegado ainda comenta que durante essas atividades são feitas avaliações quanto à estrutura e efetivo dessas unidades, e análise dos procedimentos que estão sendo adotados. Além disso, a Corregedoria procura orientar e dar apoio aos profissionais, auxiliando na regularização da situação das delegacias. “Acredito que esse trabalho de prevenção é mais importante que a repressão. Os integrantes da instituição veem isso como algo positivo”, esclarece.

Apesar de estar relativamente há pouco tempo trabalhando na Corregedoria, o delegado já enxerga avanços no setor. Todos os procedimentos que estavam em tramitação quando ele assumiu o órgão foram encerrados e relatados à Corregedoria Geral da Polícia Civil, em Curitiba.

Doutor Ítalo também vem se esforçando para que a Corregedoria consiga um espaço próprio para desenvolver suas atividades, já que hoje o órgão funciona em algumas salas anexas à 14ª SDP. Conversas com a Prefeitura Municipal já estão encaminhadas nesse sentido.”O ideal é mantermos uma equidistância dessas unidades, até mesmo para garantir uma atuação isenta e imparcial ao máximo, dentro das normas legais e éticas”, finaliza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Coisas para fazer em Guarapuava

Fevereiro mal começou e ao contrário de janeiro, está voando! Apesar da semana ter sido rá…