Principal Categorias Matérias Voluntários fazem da ACOPECC um lugar de apoio aos pacientes com câncer

Voluntários fazem da ACOPECC um lugar de apoio aos pacientes com câncer

5 minutos para ler
0
1,783
Voluntários fazem da ACOPECC um lugar de apoio aos pacientes com câncer

O dia oito de abril foi escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o Dia Mundial de Combate ao Câncer. Segundo estudo realizado pelo Ministério da Saúde, só este ano, cerca de 576 mil novos casos da doença serão diagnosticados no Brasil. A angústia, que abala a integridade psicológica dos pacientes, e os prejuízos físicos, causados pelo tratamento doloroso e prolongado, não são as únicas dificuldades pelas quais essas pessoas passam.

Foi pensando em dar suporte aos pacientes e às famílias que sofrem com a doença que em 2002 um grupo de voluntários se organizou para a criação da ACOPECC – Associação Centro Oeste do Paraná de Estudos e Combate ao Câncer. “Ajudei a cuidar de muitos pacientes em situação precária, por isso tinha esse sonho de atender pessoas menos favorecidas”, declara Mara Neves, esposa do doutor Emerson Luiz Neves, primeiro Oncologista de Guarapuava. Ele também é idealizador e co-fundador da Associação. Durante 10 anos Mara presidiu a entidade.

Já Marlene Geteski, atual presidente da ACOPECC, explica que seu interesse em trabalhar com a causa surgiu através da doença da sogra. “Fui voluntária minha vida toda. Minha sogra teve câncer e fazia tratamento em Curitiba. Quando íamos para lá éramos atendidos em uma casa de apoio, por isso pude ver de perto o sofrimento das pessoas”, afirma.

Entre os principais objetivos da ACOPECC estão a assistência social completa aos pacientes e suas famílias, a promoção gratuita da saúde, o incentivo a estudos e pesquisas sobre o câncer e o treinamento e capacitação de profissionais da área. Para isso, são desenvolvidas ações como a alimentação e hospedagem gratuitas aos pacientes durante a quimioterapia, a arrecadação e distribuição de alimentos e disponibilização de terapias ocupacionais. Além disso, a entidade participa de diversos eventos e campanhas ligadas ao tema.

Para dar conta de todas essas atividades, a ACOPECC conta com uma sede própria, a Casa de Apoio ao Paciente com Câncer Mara Neves. A estrutura foi construída com o dinheiro arrecadado em eventos, bazares e com uma doação obtida através do Instituto Pró-Vida. “Durante o tempo que estive na presidência lutamos muito para concretizar o sonho da sede própria”, conta Mara. Atualmente, a entidade é mantida por eventos, doações voluntárias e pelo seu bazar permanente que funciona na casa de apoio.

Hoje, a ACOPECC está estruturada e caminha com o propósito para o qual foi fundada: tornar Guarapuava um pólo no tratamento do câncer e proporcionar aos pacientes um tratamento digno. Nesse sentido, a atual Presidente, Marlene Geteski e a Vice-Presidente, Mara Neves, em maio darão lugar a um grupo de pessoas dedicadas a causas filantrópicas na administração da entidade. Contudo, elas continuarão o serviço voluntário em prol dos pacientes que precisam.

Quer saber como ajudar?
Entre em contato com a ACOPECC:
Rua Marechal Floriano Peixoto, 926 – Trianon
(42) 3035- 3921

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Coisas para fazer em Guarapuava

Fevereiro mal começou e ao contrário de janeiro, está voando! Apesar da semana ter sido rá…