Principal Categorias Trajetória Para Prefeito de Guarapuava, município vive momento de consolidação como polo regional

Para Prefeito de Guarapuava, município vive momento de consolidação como polo regional

10 minutos para ler
0
806
Para Prefeito de Guarapuava, município vive momento de consolidação como polo regional

O prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, recebeu a equipe da Revista Visual  Guarapuava em seu gabinete. Em entrevista exclusiva, ele falou sobre o momento especial pelo qual a cidade passa, as novas conquistas do município e o impacto que investimentos públicos e privados devem causar na economia local.

Revista Visual: Como o senhor avalia o momento pelo qual Guarapuava está passando?

Prefeito Cesar Silvestri Filho: Eu avalio como um dos momentos mais importantes, mais ricos da história do município, é um momento muito especial. É um momento em que Guarapuava se destaca em relação aos outros municípios do Paraná do mesmo porte. Nenhum outro município está passando ao mesmo tempo por esse processo de consolidação e o número de conquistas que Guarapuava está vivendo.

Revista Visual: O senhor pode citar alguns fatores que estão contribuindo para a consolidação de Guarapuava como polo da região centro-sul do Paraná?

Prefeito Cesar Silvestri Filho: São inúmeros fatores como a inauguração da Universidade Federal, que não mais uma promessa e sim uma realidade; a viabilização do curso de medicina, a construção do shopping, a ampliação do aeroporto municipal e a viabilização de vôos comerciais; as construções do Hospital Regional e do Centro de Especialidades Médicas; o início da duplicação da BR-277, sentido Curitiba; a vinda da Araupel para Guarapuava. Temos ainda a perspectiva de uma nova ferrovia, ligando Guarapuava ao Porto de Paranaguá à leste e à cidade de Maracaju, no Mato Grosso do Sul, à oeste. São conquistas estruturantes que estão elevando Guarapuava de patamar.

Revista Visual: Todas essas conquistas citadas pelo senhor certamente surtirão efeitos a longo prazo. O que dizer para a população que anseia por essas mudanças?

Prefeito Cesar Silvestri Filho: As pessoas ficam se perguntando se tudo isso vai realmente acontecer. Estamos em fase de afirmação de todas essas conquistas, em um foco muito grande da administração em consolidar politicamente esses processos, já que muitos deles são de maturação lenta mesmo. Alguns, com a questão da ferrovia, por exemplo, dependem pouco de nós, mas não podemos nos desviar destes grandes temas.

Revista Visual: O senhor afirmou que muitas destas obras dependem de instâncias superiores. Como a administração municipal estabelece suas relações com os governos estadual e federal?

Prefeito Cesar Silvestri Filho: Da melhor forma possível. Tenho uma excepcional relação com o governo do estado, fui Deputado Estadual, fiel à base, e ter meu pai na Casa Civil facilita muito para Guarapuava. Em relação ao governo federal, os oito anos que eu estive em Brasília como assessor do PPS me fizeram conhecer bem as estruturas e os trâmites burocráticos. Além disso, temos deputados que nos ajudam lá, posso citar dois grandes parceiros que sempre me auxiliam, os deputados Eduardo Sciarra (PSD) e Alex Canziani (PTB).

Revista Visual: Voltando a falar das conquistas, de que forma a inauguração da UTFPR e a vinda do curso de Medicina para a cidade podem ajudar Guarapuava a se transformar em um polo universitário?

Prefeito Cesar Silvestri Filho: Ajudam muito. Você ter uma universidade pública estadual e três faculdades particulares já é legal. Quando você tem duas faculdades públicas, uma estadual e outra federal, como a UTFPR, muito bem conceituada nacionalmente e só com cursos nobres como Engenharia Mecânica e Engenharia Civil, e mais o curso de Medicina, isso consolida Guarapuava não só entre os principais polos universitários do Paraná, mas a coloca entre as principais cidades universitárias do Brasil.

Revista Visual: Sobre a ampliação do aeroporto, quais os projetos já existentes nesse sentido?

Prefeito Cesar Silvestri Filho: Já existe um projeto préaprovado, com investimento em torno de R$ 60 milhões. Atualmente, a empresa está em fase de elaboração do projeto executivo. O aeroporto de Guarapuava vai ter condições de atender pessoas desde Laranjeiras do Sul até União da Vitória.

Revista Visual: Quanto às futuras instalações da Araupel, o que podemos esperar?

Prefeito Cesar Silvestri Filho: A fábrica que eles irão abrir em Guarapuava será a mais moderna da América Latina no segmento madeireiro e as obras de terraplanagem já começaram.

Revista Visual: E o projeto do Hospital Regional, como está?

Prefeito Cesar Silvestri Filho: O terreno já foi doado ao governo do estado, e já foi realizada a licitação da empresa responsável pelo projeto executivo do hospital. A empresa já está trabalhando nisso.

Revista Visual: Quais os impactos que esses novos investimentos públicos e privados irão causar na geração de empregos e, consequentemente, na economia local?

Prefeito Cesar Silvestri Filho: No ano passado, Guarapuava foi o segundo município que mais gerou empregos por habitante, empregos formais, com carteira assinada. Esse é o grande reflexo dos investimentos que estão chegando. Só as construções da Araupel e do Shopping irão gerar 2 mil e 3 mil empregos, respectivamente. O impacto imediato disso é a circulação de dinheiro. A Araupel, por exemplo, priorizou a contratação de fornecedores locais. Isso movimenta a economia local e no médio prazo começará a repercutir muito fortemente na receita do município, o que é uma necessidade, porque Guarapuava tem uma baixa arrecadação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Coisas para fazer em Guarapuava

Fevereiro mal começou e ao contrário de janeiro, está voando! Apesar da semana ter sido rá…