Principal Categorias Matérias Mercado de cervejas especiais cresce no Brasil

Mercado de cervejas especiais cresce no Brasil

5 minutos para ler
0
590
Mercado de cervejas especiais cresce no Brasil

Segurando dados do Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja – SINDICERV – atualmente o Brasil é o terceiro maior mercado consumidor do produto no mundo. Há alguns anos, era possível dizer que o quê a maioria dos consumidores procuravam ao chegar à gôndola do supermercado eram cervejas que satisfizessem suas necessidades, principalmente no que tangia à quantidade e ao preço. Contudo, vem crescendo substancialmente o número de pessoas que buscam algo mais, através de aromas e sabores diferenciados.

A cerveja é uma bebida alcoólica carbonatada, derivada de cereais como cevada, trigo, entre outros. Ao contrário do que se costuma imaginar, existem diversas variedades do produto que pode ser classificado de acordo com métodos de produção, ingredientes, cor, sabor, aroma, receita, história e origem. Desde 2010, a venda das chamadas cervejas especiais vem dobrando no país a cada ano, o que fez com que o assunto se tornasse notícia nos cadernos de economia de renomados veículos de comunicação como o Globo.com, as revistas Istoé e Veja, e o jornal Estado de São Paulo.

Para o Sommelier de Cervejas Alexander Weckl é difícil decretar qual a melhor cerveja do mundo. “Eu costumo falar que a melhor cerveja do mundo é aquela que você bebe ao lado dos amigos”, afirma, explicando que esse conceito varia de acordo com o gosto individual de cada pessoa. Segundo o Sommelier, os produtos mais conceituados são provenientes de países como Alemanha, Bélgica, República Tcheca e Estados Unidos. A produção nacional de cervejas especiais tem evoluído e alguns rótulos brasileiros já foram premiados em competições.

Alexander conta que seu encontro com o vasto universo das cervejas especiais aconteceu por acaso. Ele estava na Alemanha para atuar no ramo de comércio de grãos quando estagiou por duas semanas em uma cervejaria artesanal e teve a oportunidade de fazer o curso da Doemens, o mais tradicional curso de Sommelier de Cervejas do mundo. A partir daí ele passou a pesquisar ainda mais sobre o assunto em sites especializados e viajar para diversos lugares em busca de novos sabores. “O processo produtivo da cerveja é bastante complexo, o que gera uma gama de sabores e aromas incontáveis. Para cada prato de comida que você cozinhar é possível fazer a harmonização com algum tipo de cerveja, ou utilizá-la na própria receita”, destaca.

O Sommelier enfatiza que seu grande intuito é fomentar o consumo das cervejas especiais em Guarapuava, assim como o conhecimento sobre elas. Ele comenta que o público da cidade já conta com estabelecimentos habilitados a oferecer produtos de qualidade e prestar uma consultoria aos seus clientes, como é o caso das cervejarias Armazém do Malte e Mestre Cervejeiro. Além disso, alguns restaurantes e supermercados da cidade também têm à disposição dos consumidores cervejas especiais. “O que acontece com a cerveja hoje é o que aconteceu com o vinho há alguns anos. O paladar do consumidor está se modificando, e em breve a cerveja estará à mesa nas refeições”, finaliza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Coisas para fazer em Guarapuava

Fevereiro mal começou e ao contrário de janeiro, está voando! Apesar da semana ter sido rá…