Principal Categorias Matérias Escola de Natação Primeiro Estilo

Escola de Natação Primeiro Estilo

9 minutos para ler
0
1,592
Escola de Natação Primeiro Estilo

Esporte e saúde a cada braçada

Há 30 anos Mirian Cristina Matoba Abedala chegou em Guarapuava. Recém graduada em Educação Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), a professora foi a primeira a trabalhar com o ensino da Natação na cidade. Após atuar durante anos em escolas que ofereciam a atividade na cidade e, paralelo a isso, trabalhar como professora de Educação Física no Colégio Nossa Senhora de Belém (cargo que exerceu por 26 anos), em junho de 2003 ela decidiu investir em seu próprio negócio. “A escola se chama Primeiro Estilo porque nossa especialidade é a iniciação na Natação. Temos muitos alunos que chegam sem ter nenhuma noção do exercício e saem nadando bem. Muitos deles vêm para aprender e permanecem conosco durante anos, pois acabam fazendo da Natação sua principal atividade física. Nossa missão não se restringe apenas a ensiná-los, mas a fazer com que ele tomem gosto pela atividade física, façam disso uma rotina e tenham hábitos de vida saudáveis”, declara a professora.

Mirian relembra que no início das atividades da Primeiro Estilo ela acumulava diversas funções para manter o bom funcionamento da escola. Sozinha, era responsável pelas aulas, realizava o atendimento ao público, fazia a limpeza da piscina e dos vestiários, e também cuidava da parte administrativa do espaço. Hoje, a empresa conta com nove funcionários, entre eles profissionais formados em Educação Física, capacitados para o ensino da Natação.

A Primeiro Estilo, inicia seu expediente às 5h30 e o encerra às 21h30. “Oferecemos vários horários para que as pessoas que têm uma agenda muito agitada também possam praticar. Assim, elas podem colocar a Natação como primeira ou última atividade do dia”, explica. A escola funciona neste horário de segunda à sexta-feira, e aos sábados abre suas portas das 5h30 às 17h. Mesmo durante o inverno rigoroso de Guarapuava os alunos não precisam se preocupar, já que a piscina possui um sistema automático de aquecimento, que mantém a água na temperatura ideal para a prática do exercício e o ambiente agradável.

A Natação é uma atividade física completa, por isso, é um exercício democrático, indicado para pessoas de todas as idades, incluindo crianças, idosos e gestantes. A Primeiro Estilo oferece aulas para bebês a partir dos seis meses e não há limite de idade para os alunos que desejam praticá-lo.

Além das aulas de Natação nos horários em que funcionam as turmas fechadas, os alunos da Primeiro Estilo podem optar pelo acompanhamento personalizado, onde os professores atuam como personal trainers. Esse serviço também está disponível para as crianças, com o objetivo de que elas aprendam a nadar em um curto espaço de tempo. A escola ainda conta com aulas de hidroginástica e com uma escolinha de triatlo, onde as crianças podem desenvolver suas habilidades motoras nadando, correndo e pedalando. Após todas as atividades, a escola sempre oferece aos alunos uma variedade de frutas, para incentivá-los a ter uma alimentação saudável.

Apesar de não ter nascido no município, Mirian se considera uma guarapuavana de coração, já que aqui conheceu seu esposo, o guarapuavano Edison Abedala, criou os filhos, Alexandre e Letícia, e construiu uma carreira profissional de respeito. “É comum ouvirmos que quem bebe da água da Serra fica por aqui. Costumo brincar com os alunos, principalmente os de fora, que também abasteço a piscina com a água da Serra, então se eles tomarem água da piscina, não irão embora da cidade”, comenta aos risos.

Como já falamos, a Natação é uma atividade indicada para pessoas de todo as idades e, em consequência disso, sua prática periódica pode trazer diversos benefícios à saúde. Alguns deles são:

  • Desenvolvimento da musculatura do corpo quase de maneira completa, já que a atividade exige que se movimente músculos de braços, pernas, cabeça, tronco e quadril, simultaneamente.
  • Melhoria na capacidade do sistema cardiovascular, aumentando a circulação e fortalecendo o coração.
  • Aumento da capacidade respiratória, contribuindo para a saúde dos pulmões.
  • Auxilia na melhoria da flexibilidade e resistência muscular, além de colaborar para o equilíbrio e desenvolvimento da coordenação motora.
  • Especialmente no caso das crianças, as aulas ajudam a ensiná-las noções de disciplina e convívio em grupo.
  • A Natação é uma atividade que exige muito do indivíduo, pois precisa-se fazer os exercícios contra a resistência da água. Isso faz com que se gaste muitas calorias, o que é ótimo para quem deseja perder peso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Coisas para fazer em Guarapuava

Fevereiro mal começou e ao contrário de janeiro, está voando! Apesar da semana ter sido rá…