Principal Categorias Matérias Dia do prossional das técnicas radiológicas

Dia do prossional das técnicas radiológicas

2 minutos para ler
0
817

No dia 8 de novembro é comemorado o Dia do Radiologista, profissional especializado em examinar a estrutura óssea e muscular das pessoas através do raio-x. A radiologia surgiu no ano de 1895, quando o físico Wilhelm Conrad Roentgen, por meio de algumas experiências, conseguiu fotografar os ossos da mão de sua esposa.

Por não entender muito bem como o mecanismo funcionava, o estudioso deu o nome de “Raio-X” à invenção. A descoberta de Roentgen lhe rendeu o Prêmio Nobel de Física do ano de 1903. Logo após a descoberta, os conhecimentos ainda eram pequenos. Por isso, os diagnósticos emitidos eram baseados unicamente na utilização do raio-x. Durante muitos anos, a única forma de energia usada era a radiação.

No início da década de 1960, começaram a ser utilizados aparatos de ecografia e ultrassonografia. Com o passar do tempo, as pesquisas se aprofundaram e atualmente os especialistas dispõem de vários outros meios de diagnóstico, como por exemplo, ressonância magnética, tomografia computadorizada, densitometria óssea entre outros.

Além disso, a radiologia é uma grande aliada no diagnóstico do câncer, pelo fato de que os exames de imagem estão envolvidos em todas as etapas do tratamento. No diagnóstico precoce, na avaliação do oncologista para determinar qual o tipo de procedimento e no acompanhamento futuro. Esta data homenageia os médicos radiologistas e também os técnicos em radiologia. 8 de novembro, Dia do Radiologista!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Coisas para fazer em Guarapuava

Fevereiro mal começou e ao contrário de janeiro, está voando! Apesar da semana ter sido rá…