Principal Categorias Matérias Flores&Festas: decorações que marcam histórias

Flores&Festas: decorações que marcam histórias

6 minutos para ler
0
968
Flores&Festas: decorações que marcam histórias

A empresa de Sônia Gelinski atua na área de decoração de festas em Guarapuava e faz parte de momentos memoráveis das vidas de seus clientes

Sônia Gelinski tem didicado boa parte de seu tempo a encantar adultos e crianças há mais de três décadas. Pedagoga, formada pela Universidade Federal do Paraná, ela utilizava o artesanato para ensinar seus alunos, quando lecionava as disciplinas de educação física e educação artística, em Curitiba. Mas Sônia (que também é graduada em Turismo pela Faculdade Guarapuava) viu sua paixão pelos trabalhos manuais nascer muito antes, ainda na infância, quando realizava diversas atividades de artesanato escondida de sua mãe.

Em Guarapuava, sua atuação começou com uma pequena lojinha anexa ao Hotel Atalaia. Lá, ela comercializava junto aos turistas bichinhos feitos de bolinha de gude com durepoxi. “Eu fazia os bichinhos à noite e, durante o dia, vendia tudo”, relembra. Na sequência, ela passou a fazer também bonecas de pano. Durante oito anos, Sônia Gelinski presidiu uma associação de artesanato que reunia profissionais de Guarapuava e região. Através de projetos do Governo do Estado, a associação expunha seus trabalhos em feiras por todo Paraná e outros Estados do país.

Sua loja, a Flores&Festas, hoje conta com oito funcionários e surgiu dos convites que recebia de amigos para ambientar os mais diversos tipos de eventos. Assim, ela passou a decorar aniversários de um ano, festas de 15 anos, casamentos e comemorações em geral. “Tem a filha de uma amiga que fiz o primeiro aninho, os 15 anos, o casamento e o chá de bebê”, comenta.

Rotina agitada

Sônia diz que sua rotina é bastante agitada, pois, em virtude dos eventos, trabalha praticamente todos os dias da semana. “Chego a fazer cinco eventos por final de semana”. A proprietária da Flores&Festas explica que, além da correria dos sábados e domingos, durante boa parte dos dias de semana sua equipe se dedica à manutenção dos materiais. Para estar sempre por dentro do que rola no mercado de decoração, ela participa frequentemente de feiras do setor e também faz cursos na área. Entretanto, muitas das ideias que usa no dia a dia surgem da sua criatividade.

Sônia conta que gosta muito de realizar casamentos e festas de 15 anos, mas tem um carinho especial pelas festas de aniversário infantis. Ela destaca que os temas tradicionais, como a turma do Mickey, o Batman e as Princesas, são os preferidos das crianças. Todavia, de tempos em tempos, alguns desenhos e filmes de animação também acabam caindo no gosto da criançada. “Sempre pesquiso o que está na moda, assisto os filmes, muitas vezes de madrugada. Quando não tenho as peças na loja, faço um estudo do retorno que o tema pode dar e vou atrás”, afirma. “As crianças amam painéis, bichinhos, balões. Para eles é mágico”, completa.

Paixão de família

A paixão pela decoração de festas não é uma exclusividade de Sônia. Seu filho Bruno, que cresceu acompanhando a atividade da mãe, também atua neste setor. Para os próximos meses, Sônia planeja a ampliação da Flores&Festas, dedicando um espaço exclusivo para as fantasias adultas e infantis e outro para os itens confeccionados em EVA. Segundo ela, o que a sustenta há tanto tempo no mercado é o tratamento dado aos clientes. “É mais difícil manter um cliente fiel do que cativar um novo. Por isso, atendo meus clientes da melhor forma possível”, conclui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Coisas para fazer em Guarapuava

Fevereiro mal começou e ao contrário de janeiro, está voando! Apesar da semana ter sido rá…