Principal Categorias Matérias As mulheres e o mercado de trabalho

As mulheres e o mercado de trabalho

3 minutos para ler
0
750
As mulheres e o mercado de trabalho

A concepção de igualdade entre homens e mulheres sempre foi pauta de discussão, assim como a ruptura de paradigmas e de valores.

As mulheres, porém, decidiram sair de suas casas e enfrentar o mercado formal, ou seja, buscaram emprego e independência financeira. Suas mentes se abriram para o mundo comercial e progressista, gerando a vontade de adquirir espaço em lugares que antes eram ocupados somente por homens.

Nesse contexto, a ocupação pelas mulheres em postos de trabalho aumentou consideravelmente, a proporção de mulheres ocupando cargos de liderança entre os anos 2012 e 2013 aumentou de 9% para 14% em todo o mundo. Interessantemente, a proporção cresceu ainda mais em países emergentes, como o Brasil, que teve um crescimento de 3% para 14%.

De acordo com uma pesquisa realizada em 2012 pela consultoria americana Zenger Folkman, com presidentes e diretores de empresas de diversos países, foram mapeadas 16 competências de liderança nas quais as mulheres costumam se sobressair em 12 e empatar em três delas, segundo esse estudo. Se sai melhor nas competências: toma a iniciativa;  pratica o próprio desenvolvimento; transparece integridade e honestidade;  conduz a equipe para resultados concretos; ajuda a outras pessoas a se desenvolver; inspira e motiva outros; constrói relacionamentos; colabora e trabalha em equipe; estabelece metas desafiadoras; promove mudanças; resolve problemas e analisa questões; comunica-se de forma poderosa e clara.

Como médico do trabalho, percebo a evolução dos tempos, vejo um importante crescimento do papel desempenhado pela mulher no mercado de trabalho. No convívio empresarial, a presença constante de mulheres em serviços de liderança, principalmente na área de gestão de pessoas, me fez buscar aprimoramentos para ficar qualificado nas competências exigidas pelo mercado, principalmente pelas mulheres.

Parabéns a todas as mulheres, parabéns pelo merecido espaço conquistado dentro das empresas, parabéns por todas as conquistas!

 

Uma homenagem do Dr. Waldemar Geteski Junior, Médico Especialista em Medicina do Trabalho

 

Foto: Tieko-Studio Yanagawa

Saudax Medicina e Segurança do Trabalho

Rua Frei Caneca, 2.350 – Telefone: (42) 3035-2911

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Coisas para fazer em Guarapuava

Fevereiro mal começou e ao contrário de janeiro, está voando! Apesar da semana ter sido rá…