Principal Categorias Matérias A importância do exame de sangue

A importância do exame de sangue

3 minutos para ler
0
404
A importância do exame de sangue

As pessoas estão cada vez mais preocupadas com a saúde e buscam novas formas de prevenir doenças. Manter hábitos saudáveis, como praticar exercícios físicos regularmente e ter uma alimentação balanceada, é prática indicada por profissionais da saúde para evitar problemas futuros. Outro bom hábito de saúde é a realização de procedimentos preventivos, como é o caso do exame de sangue, que é poderosa arma da medicina para detectar e prevenir doenças, portanto, uma série desses exames deve ser realizada anualmente para nos manter saudáveis ao longo da vida.
Existe uma infinidade de exames de sangue, cada um com a sua finalidade específica, os quais são realizados com técnicas também diferentes: algumas mais simples, outras mais complexas, mais antigas ou mais modernas. Como exemplos, temos: hemograma, glicemia, triglicerídeos, colesterol, PSA, TSH, HIV, vitamina D, etc.
A coleta do sangue trata-se de um procedimento muito simples, o qual a maioria das pessoas já fez algum dia, ou precisará fazer, durando aproximadamente de cinco a dez minutos, sendo praticamente indolor. A coleta para exames de sangue não envolve riscos, desde que os materiais empregados sejam descartáveis e que o local de coleta seja limpo e livre de contaminações.
Algumas pessoas são mais sensíveis para determinadas situações, e pode ocorrer algum tipo de desconforto causado pela ansiedade ou pela necessidade do jejum.
Muitas pessoas podem não levar a sério a necessidade de comparecer ao médico e realizar exames de rotina, mas esse é um hábito extremamente importante. Além disso, um check-up é imprescindível para prevenir diversas doenças ou detectá-las precocemente, o que aumenta as chances de cura e tratamento. Nem sempre um check-up precisa de uma lista interminável de exames, ainda mais se você possui menos de 40 anos. Agende uma consulta com um médico de sua confiança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Coisas para fazer em Guarapuava

Fevereiro mal começou e ao contrário de janeiro, está voando! Apesar da semana ter sido rá…