Principal Categorias Matérias Fernando Borazo esclarece dúvidas sobre declaração de Imposto de Renda

Fernando Borazo esclarece dúvidas sobre declaração de Imposto de Renda

5 minutos para ler
0
810
Fernando Borazo esclarece dúvidas sobre declaração de Imposto de Renda

Por Revista Visual
Foto: Sandra Hyczy

Em Guarapuava, cerca de 23,4 mil pessoas devem realizar a declaração do imposto de renda até o nal do mês. Muitos contribuintes têm dúvidas a respeito do processo, por isso, o contador Fernando Borazo, de Guarapuava, esclarece alguns assuntos pertinentes

O prazo para entrega da declaração do imposto de Renda 2015 se encerra no dia 30 de abril. Em virtude disso, o contador em Guarapuava, Fernando Antonio Borazo Ribeiro, esclarece algumas dúvidas dos contribuintes com relação ao tema.
Ele é pós-graduado em Controladoria e Gestão, Membro do Conselho Consultivo do Sindicato dos Contabilistas de Guarapuava, Membro do Comitê Gestor da Prefeitura de Guarapuava e Vice-Presidente de Controle Interno do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná. Borazo explica nesta entrevista, de maneira objetiva, alguns pontos relativos ao IR.
Revista Visual – Como saber qual é o modelo de declaração mais adequado?
Fernando Borazo – Para saber o modelo mais adequado, se faz necessário somar os valores das despesas dedutíveis, que são permitidas pela legislação vigente. E se estas forem superior às deduções de incentivo, ou seja, 20% da receita bruta, limitada a R$15.880,89. Um contador pode auxiliar nesta decisão.
RV – Como deve ser declarado o financiamento de um imóvel? FB – Deverá ser lançado o valor do bem integral na declaração de bens, e o financiamento nas dívidas e ônus reais, e ser baixado ao longo dos anos-calendários posteriores.
RV – Como o contribuinte deve proceder se perdeu o recibo de entrega do ano passado?
FB – Em caso de perda do recibo, se o contribuinte tiver o CPF eletrônico, com chip, pode entrar no site da Receita Federal Brasileira, e no item E-cac, atendimento virtual poderá obter as informações que precisa. Se por acaso não tiver o cartão, então deverá dirigir-se a uma agência da RFB, para obter as informações que precisar.
RV – Pode nos esclarecer a respeito da declaração com dependentes?
FB – Em caso de utilização de dependentes cônjuges filhos menores de 21 ou de 24 – caso universitário –, os rendimentos que por ventura os dependentes tenham deverão incorporar a base total bruta de rendimentos do contribuinte titular.
RV – Quais são os erros mais comuns?
FB – Os erros mais comuns são: preenchimentos de endereços incompletos, esquecimentos de alguns informes de rendimentos do titular ou dependentes e esquecimento na informação dos valores reembolsados pelo empregador com planos de saúde. É fundamental prestar atenção aos detalhes.
Para evitar equívocos, eu aconselho o contribuinte a manter organizadas suas documentações, ao longo do ano, para facilitar o envio, caso queira, a um profissional capacitado para elaborar sua declaração de imposto de renda, evitando constantes retornos ao profissional, para maior segurança na confecção das informações ao fisco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Coisas para fazer em Guarapuava

Fevereiro mal começou e ao contrário de janeiro, está voando! Apesar da semana ter sido rá…