Principal Categorias Matérias Maria Magdalena Nerone lança na Unicentro o livro “Sistema Faxinal: terras de plantar, terras de criar”

Maria Magdalena Nerone lança na Unicentro o livro “Sistema Faxinal: terras de plantar, terras de criar”

2 minutos para ler
0
905

Por Revista Visual e Assessoria
Foto: Assessoria de Comunicação da Unicentro

Na noite dessa quarta-feira, dia 14 de outubro, a escritora e pesquisadora guarapuavana Maria Magdalena Nerone lançou na Universidade Estadual do Centro-Oeste o livro “Sistema Faxinal: terras de plantar, terras de criar”. A cerimônia ocorreu na Sala de Eventos do campus Santa Cruz da Unicentro, que ficou lotada para o evento. A obra foi editada pela EdUEPG – Editora da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Obra
O Sistema Faxinal, mesmo com uma existência mais que secular e presente na gênese ou na história de um número expressivo de comunidades rurais no Paraná, até recentemente não foi problematizado em pesquisas científicas. Apenas na última década assiste-se a um despertar para essa temática no Paraná.

Maria Magdalena Nerone, de forma inédita, constrói sua investigação sobre o Sistema Faxinal a partir da tese de que esse sistema teria sua gênese na Península Ibérica. A obra de Magdalena revela a riqueza e intimidade do Sistema Faxinal no Paraná, encontrado principalmente na região Centro-Sul do Estado, enquanto uma das modalidades de uso comunal da terra no Brasil.

Sua organização complexa se baseia em leis consuetudinárias vinculadas ao regime de pequena propriedade familiar e uso coletivo da terra. Dessa articulação de usos da terra deriva o título do livro: “Sistema Faxinal: terras de plantar e terras de criar”.

Informações sobre a obra: http://uepg.br/editora/

1_SISTEMA-FAXINAL--terras-de-plantar--terras-de-criar_45

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Coisas para fazer em Guarapuava

Fevereiro mal começou e ao contrário de janeiro, está voando! Apesar da semana ter sido rá…