Principal Categorias Matérias Acig: 61 anos de atuação por Guarapuava

Acig: 61 anos de atuação por Guarapuava

9 minutos para ler
0
812

Fundada em 1955, a associação se moderniza constantemente e contribui para diversas ações e decisões que influenciam diretamente a vida dos cidadãos guarapuavanos

Por Revista Visual
Foto: Assessoria Acig

A Acig (Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava) foi criada após uma reunião realizada com dois diretores da Associação Comercial e Industrial do Paraná, um membro do Centro de Comércio e Indústria de Guarapuava, além de uma comissão de três pessoas do Rotary Club e os presidentes da Cooperativa Mate de Guarapuava e da Associação Rural de Guarapuava.
Então, foi reestruturado o Centro de Comércio e Indústria da cidade a fim de organizar uma entidade que pudesse atuar em prol dos interesses dos cidadãos ligados à indústria, comércio e classes produtoras em geral. A fundação ocorreu no dia 17 de janeiro de 1955. De lá para cá, muita coisa mudou e a associação se mantém moderna e atualizada a respeito das novas práticas, buscando sempre o melhor para seus associados e, consequentemente, para a região onde está inserida.

Conquistas em 2015
Conforme o atual presidente da entidade, Eloi Mamcasz, 2015 se caracterizou como um período de afirmação de todas as ações que foram desempenhadas desde o início de recente gestão, em meados de 2013.
De acordo com ele, a meta do índice de eficiência dentro do Programa Capacitar, programa de excelência em gestão implantado em todas as associações do Estado pela Faciap (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná) com o objetivo de estruturar e fortalecer nossas entidades, era de 44%. “Hoje, atingimos o índice de 98%, o que comprova que as mudanças realizadas no modelo de gestão da Acig surtiram efeito”, afirmou.
Além disso, os Núcleos Setoriais implantados por meio do Programa Empreender obtiveram destaque no ano que passou e têm se mostrado um interessante apoio aos empresários da cidade. Dessa maneira, fortalecem ainda mais a corrente associativista e possibilitam que, unidos, os empresários busquem soluções para os desafios que são comuns no dia a dia de cada área.
O presidente também destacou a criação do Ponto de Atendimento ao Empreendedor, que se consolidou como uma ferramenta para a capacitação do empresário através de cursos, palestras e treinamentos.

Metas e anseios
Atualmente, o projeto prioritário da Acig é o Empreender. Segundo Mamcasz, isso ocorre principalmente em virtude da metodologia, que é inovadora e coloca lado a lado empresas que geralmente são concorrentes, mas que começam a pensar juntas para solucionar problemas comuns.
A Acig trabalha para oferecer excelência à classe empresarial, com o objetivo de promover o desenvolvimento socioeconômico não só do município, mas também de toda a região. Por isso, se destacam serviços como: o SPC, que garante seguridade das vendas no crediário; o já citado Ponto de Atendimento ao Empreendedor; o Departamento de Estágios Acig (DEA), que proporciona as melhores taxas administrativas do mercado para contratação de estagiários; a Certificação Digital, que é a assinatura no meio Digital, e traz segurança e agilidade ao empresário. Também são desenvolvidas campanhas de incentivo às vendas, como Natal Fantástico e Eu Amo Minha Mãe, as quais contribuem para a movimentação do comércio em datas especiais.

Núcleos Setoriais
Hoje, a Acig possui dez núcleos em atividade, sete deles setoriais (Estética e Bem Estar; Eventos; Hotelaria e Gastronomia; Mecânica e Autopeças; Tecnologia da Informação e Comunicação; Confecções e Calçados e Comunicação. Três são Multissetoriais: Mulher Empresária; Jovem Empresário e Rua Saldanha Marinho. Segundo Eloi, os núcleos promovem diversas ações, envolvendo capacitação, requerimento de demandas junto ao poder público, promoção de campanhas, compras conjuntas entre outras atividades.

61 anos
A principal característica das comemorações de aniversário da entidade é que elas são realizadas ao lado do associado. Para celebrar os 61 anos da Acig, no dia 15 de janeiro de 2016 foi realizado um café da manhã do Integracig. Na ocasião, houve o sorteio da Campanha Natal Fantástico 2015 e 101 pessoas receberam premiação. Cem delas foram contempladas com vales-compras no valor de R$ 300 e um sortudo recebeu de presente um Volkswagen UP 0 km.

Diretoria Executiva
Presidente | Eloi Laércio Mamcasz

1° Vice-Presidente | Rudival Kasczuk
2º Vice-Presidente | Cledemar Antonio Mazzochin

Vice-Presidente Comércio | Loren D’Angelo
Vice-Presidente Indústria | Vilmar Domingues da Luz
Vice-Presidente para Assistência Prestação de Serviço | Emerson Theodorovicz
Diretor Administrativo | Eduardo Plestch
Vice-Diretor Administrativo | Ângelo Bochenek
Diretor de Finanças e Orçamento | Marco Aurélio S. S. Meirelles

Vice-Diretor de Finanças e Orçamento | Flavio Antonio Sichelero
Vice-Presidente Agrícola | Arival Ribas Cramer Junior
Diretor para Assuntos de SPC | Abrão Nassar
Diretor de Relações Públicas | José Carlos Sovrani
Diretora de Promoções e Eventos | Maria Inês Guiné

Contato
Fanpage | Site
Rua XV de Novembro, 8.040
(42) 3621-5566

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Coisas para fazer em Guarapuava

Fevereiro mal começou e ao contrário de janeiro, está voando! Apesar da semana ter sido rá…