Por RVisual com Assessoria

Entre 18 e 22 de setembro, o Sesc Guarapuava promove a 36ª Semana Literária & Feira do Livro. O tema deste ano é “Literatura e(m) movimento”, e a ideia é proporcionar encontros, palestras e oficinas que coloquem no centro da reflexão a literatura e todo o seu potencial de trânsito.

No dia 19, o escritor curitibano Luiz Felipe Leprevost estará em um bate-papo sobre Poesia Contemporânea. Ele é um dos nomes mais ativos da cena artística curitibana. Lançou o livro/CD Fôlego (2002) e Tornozelos deitados (2005) Ode mundana (2006) e o livro Inverno nos Tímpanos. Escreveu e dirigiu o Butô de Mick Jagger.

Palestras, oficinas, apresentações, exposições, feira de livros e outras atividades marcarão a semana. Além disso, na noite de lançamento de obras de escritores locais, o escritor guarapuavano Norbert Heinz será homenageado.

Norbert é formado em Ciências Biológicas e mestre em Biologia Evolutiva. Apesar da formação, publica há dez anos na área literária. Participou de mais de 30 antologias no Brasil, Argentina, Portugal, Angola, Egito, Alemanha e México. Publicou mais de 20 livros de poesia e literatura infantil. Há quatro anos, dedica-se exclusivamente à literatura infantil, escrevendo, editando e distribuindo as obras.

As atividades ocorrerão tanto na unidade quanto em escolas, entidades e instituições de ensino superior, para democratizar o acesso às ações. Confira abaixo a programação completa!

***
Programação local

18/09 (seg) – 11h
Audiolivro: Beijando Dentes
Local: Hall de Entrada / Capacidade de público: 1 pessoa por vez
Público: Juvenil e Adulto
O livro de contos Beijando Dentes  trata dos problemas de comunicação entre as pessoas tanto pela temática, geralmente sombria, como pela linguagem. A partir de cenas e diálogos banais do cotidiano, os textos mostram as tensões nas relações humanas pelas ações de personagens extasiados.

18/09 (seg) – 12h
Intervenção Poética
Local: Sesc
Público: Comerciários e Dependentes
Declamações de poesias no horário do almoço.

18/09 (seg) – 14h
Narração da história: Os contos sem aumentar os pontos, com Norbert Heinz
Local: Sesc
Existem muitas versões para os contos de fadas, mas esta é a versão preferida: a versão do lobo! Mas não se preocupem! O lobo é vegetariano. 

18/09 (seg) – 14h40
Bate-papo com escritor Norbert Heinz
Local: Sesc
Por que amamos os contos de fadas?
Nessa conversa, o público poderá saber um pouco mais sobre os personagens dos contos de fadas: o que fazem, onde brincam e para onde foram depois das histórias.

19/09 (ter) – 9h | 14h
Histórias entre grampos e palitos
Local: Sesc
Vários personagens serão construídos previamente em palitos de picolé e grampos de roupas. Incluindo tais personagens, a contação de história será de forma coletiva e com temas educativos. Após a história, cada participante levará seu personagem.

19/09 (ter) – 11h
Audiolivro: Beijando Dentes
Local: Hall de Entrada / Capacidade de público: 1 pessoa por vez
Público: Juvenil e Adulto
O livro de contos Beijando Dentes trata dos problemas de comunicação entre as pessoas tanto pela temática, geralmente sombria, como pela linguagem. A partir de cenas e diálogos banais do cotidiano, os textos mostram as tensões nas relações humanas pelas ações de personagens extasiados.

19/09 (ter) – 14h
Roda de conversa
Revisitando nossas origens étnicas, com Áurea Luz e Murilo Teixeira
Local: Sesc
Em um ambiente descontraído e interativo, descobriremos as origens étnicas do grupo. E depois, em um elo com a história, rever os fluxos migratórios que deram origem ao povo guarapuavano, suas contribuições econômicas, sociais e culturais e os impactos na atualidade.

19/09 (ter) – 19h30
Mesa-redonda: Poesia Contemporânea
Escritor: Luiz Felipe Leprevost
Local: Faculdade Guairacá
Poesia Contemporânea: a ideia é discutir com poetas convidados as possibilidades de trânsito da poesia na vida cultural contemporânea, quais lugares a poesia ainda consegue ocupar e quais são os caminhos futuros desse gênero cuja morte é anunciada continuamente, mas que ainda assim resiste.

Luiz Felipe Leprevost, poeta, escritor, ator, compositor, Leprevost é um dos nomes mais ativos da cena artística de Curitiba. Lançou o livro/CD Fôlego (2002) e Tornozelos deitados (2005) Ode mundana (2006) e o livro Inverno nos Tímpanos. Escreveu e dirigiu o Butô de Mick Jagger. Atualmente vive no Rio de Janeiro. 

19/09 (ter) – 19h30
CineSesc – Filme: Jornada ao oeste
Duração: 56 minutos
Local: Cine Unicentro / Capacidade de público: 80 pessoas
Público: 14 anos acima
Um monge (Lee Kang-sheng) vestido de vermelho caminha pelas ruas e praças da cidade num ritmo coordenado e lento. Tudo ao seu redor mostra a vida agitada dos moradores, que o ignoram a princípio. Mas quando um homem decide imitar seus passos penitenciais, o monge ganha um discípulo. Primeiro, vemos o sofrimento no rosto dele, mas depois de um tempo observamos que ele parece ter encontrado um significado para sua vida.

20/09 (qua) – 8h30 | 9h30 | 13h30 | 14h30

8h30 | 13h30
Oficina para ler e desenhar, com João Ovitzke
Local: Colégio Estadual Leni Marlene 19/09 – 8h30 e 13h30
Colégio Estadual Dulce Maschio 20/09 – 8h30 e 13h30

Oficina Poema & Jornal
A oficina Poema & Jornal ensina como extrair poesia do texto jornalístico, promovendo diferentes leituras a partir de recortes e montagens de jornal.  Uma atividade simples com materiais acessíveis que pode transformar a maneira como assimilamos as notícias no nosso cotidiano.
João Ovitzke é historiador, ilustrador e artista gráfico paranaense, integrou o coletivo artístico: Os 5 Sentidos da Poesia, grupo composto por escritores e artistas de Guarapuava, trabalhando diferentes experiências sensoriais entre poesia e arte.

20/09 (qua) – 11h
Audiolivro: Contos de Mentira
Local: Hall de Entrada / Capacidade de público: 1 pessoa por vez
Público: Juvenil e Adulto
Breves histórias que são verdadeiros curtas cinematográficos, cheios de desafios e determinação. Na coletânea Contos de mentiraas personagens estão em trânsito, suspensas entre um fato e outro, um gesto e outro, uma e outra espera. Dessa suspensão, emerge o ser humano sempre solitário envolto no tempo que passa lentamente sem trazer a possibilidade de redenção ou apenas de acolhimento.

20/09 (qua) – 9h | 10h | 14h | 15h
Espetáculo de contação de história: O Reizinho Mandão
Apresentação: Cia Art & Manha
Local: Escola Municipal Irene Guimarães Pupo 9h e 15h
Escola Municiapal Maria de Jesus Taques 10h e 14h
De Ruth Rocha – Livre adaptação Rita Felchak
O reizinho era um menino muito mal-educado, mimado e imaturo e passou a cuidar do reino como bem quisesse criando leis malucas e maltratando todas as pessoas. Com o passar do tempo, as pessoas inibidas pelas atitudes do Rei passaram a se calar e aos poucos foram desaprendendo a falar.
Elenco: Rita Felchak, Dody Sanman, Daiana Felchak, Sissa Carol

20/09 (qua) – 9h30
Bate-papo sobre Literatura, Jornalismo e o entremeio, com Scheyla Horst
Local: Cinema Unicentro
A relação entre Literatura e Jornalismo possui longa data. Tanto que existe um gênero híbrido, que empresta a qualidade estética de uma área e o poder informacional de outra. O Jornalismo Literário conta uma história real com beleza, detalhes, imersão, precisão e impacto. O texto não apenas registra a vida, mas o faz com sensibilidade, cores, sons, aromas, minúcias percebidas por autores atentos ao que está além da aparência. Aqui, a ideia é apresentar os elementos marcantes do Jornalismo Literário através da produção de mulheres, disseminando obras e propondo aos participantes o mergulho na realidade com olhos de ver.

20/09 (qua) – 19h30
Homenagem ao escritor local Norbert Heinz
O escritor guarapuavano Norbert Heinz é formado em Ciências Biológicas e mestre em Biologia Evolutiva. Apesar da formação, publica há dez anos na área literária. Participou de mais de 30 antologias no Brasil, Argentina, Portugal, Angola, Egito, Alemanha e México. Publicou mais de 20 livros de poesia e literatura infantil. Há quatro anos, dedica-se exclusivamente à literatura infantil, escrevendo, editando e distribuindo as obras. Já participou de vários eventos nacionais e internacionais e recebeu vários prêmios, dentre os quais o título de Comendador, do Conselho Internacional dos Acadêmicos de Ciências, Letras e Artes (Coninter); Honra ao Mérito, do Instituto Comnène Palaiologos de Educação e Cultura; e o Prêmio Excelência Cultural da Associação Brasileira de Desenhos e Artes Visuais. O escritor também visita escolas, ministra oficinas e palestras, tendo atendido uma média de 15 mil alunos nos últimos três anos. Atualmente é membro do Instituto Histórico de Guarapuava, fundador do Núcleo de Contadores de História de Guarapuava (Conthis) e membro fundador do M.A.L.A. (Movimento Artístico e Literário em Ação) e idealizador da Feira do Risco – artes e impressos (feira de publicações independentes que ocorre mensalmente na Universidade Estadual do Centro Oeste, Unicentro).

Lançamentos dos livros:
Mia – Áurea Luz
Majuí – Áurea Luz
Amélia Baleia, Corpo de Sereia – Norbert Heinz
A Perereca Eca Eca – Norbert Heinz
Medula – Jossan Karsten
As tranças de Aisha – Luciano Ortiz
Entre cores, formas e labirintos: arte tridimensional – Clediane Lourenço
A história do pequeno Matheus – Janete Baranovski
Brincando com Ana Maria – Produções do Clube de Leitura 

Lançamento de livros, sessão de autógrafos e homenagem ao escritor Norbert Heinz, com participação do Clube de Leitura.
Local: ALAC (Academia de Letras, Artes e Ciências de Guarapuava)

20/09 (qua) – 19h30
CineSesc – Filme: Nostalgia da luz
Duração: 90 minutos
Local: Cine Unicentro / Capacidade de público: 80 pessoas
Público: 16 anos acima
No deserto de Atacama, astrônomos de todo o mundo se reúnem para observar as estrelas. Nessa região do Chile, a três mil metros de altitude, o calor do sol mantém intactos restos humanos. Ao mesmo tempo em que os astrônomos pesquisam as galáxias em busca de vida extraterrestre, mulheres procuram seus parentes na terra do deserto.

21/09 (qui) – 11h
Audiolivro: Contos de Mentira
Local: Hall de Entrada / Capacidade de público: 1 pessoa por vez
Público: Juvenil e Adulto
Breves histórias que são verdadeiros curtas cinematográficos, cheios de desafios e determinação. Na coletânea Contos de mentiraas personagens estão em trânsito, suspensas entre um fato e outro, um gesto e outro, uma e outra espera. Dessa suspensão emerge o ser humano sempre solitário envolto no tempo que passa lentamente sem trazer a possibilidade de redenção ou apenas de acolhimento.

21/09 (qui) – 13h30 | 18h
Oficina de Contação de Histórias: Contos de fadas – Histórias de reis e rainhas
Local: Colégio Visconde de Guarapuava
Público: Juvenil e Adulto
Duração: 4h
É um dos mais antigos gêneros literários que existem na tradição oral, tempo e espaço indefinidos; a disputa entre fortes e fracos, ricos e pobres; a vitória do bem sobre o mal. Histórias que tem como personagens reis, rainhas, príncipes, princesas, pessoas simples, bruxas, ogros, gigantes, seres da natureza, fadas, magos e anões.  O Suspense, aventura, romance e emoção… tudo isso pode ser tempero de uma só história!
Vamos trabalhar na oficina variadas técnicas para a apresentação e desenvolvimento de histórias. A partir de exercícios que estimulem a criatividade e a oralidade, os alunos  experimentarão na prática as diversas formas de contar uma história.

21/09 (qui) – 14h
Espetáculo de teatro de sombras: A Moça que Dançou Depois de Morta
Apresentação: Futuro Integral
Local: Colégio Estadual Professora Leni Marlene Jacob
Baseado na história de cordel “A Moça que Dançou Depois de Morta” de José Francisco Borges, conhecido artisticamente como J. Borges, artista e cordelista brasileiro, os alunos do Projeto Futuro Integral irão transmitir de forma dinâmica o máximo de informação do cordel em uma adaptação de teatro de sombras, utilizando-se de um meio de expressão ao vivo, de ação e reação.

21/09 (qua) – 14h30
Bate-papo sobre Mulheres e literatura: o cenário contemporâneo, com Maristela Scremin Valério
Local: Colégio Visconde de Guarapuava
O objetivo é apresentar ao público autoras contemporâneas que estão ganhando espaço na literatura brasileira nos anos 2000 e discutir as principais temáticas que aparecem em suas obras. A finalidade é aumentar a visibilidade das mulheres no cenário literário.

21/09 (qui) – 14h40
Espetáculo musical: Músicas de Patativa do Assaré, Caju e Castanha e Cordel do fogo encantado
Apresentação: Futuro Integral
Local: Colégio Estadual Dulce Maschio
As apresentações serão feitas pelos alunos do Projeto Futuro Integral como resultado das atividades realizadas no Clube de Leitura no período de março a setembro.

22/09 (sex) – 8h30
Oficina Poesia e Mobgrafia: a arte de registrar a alma do cotidiano, com Scheyla Horst e Maristela Scremin Valério
Local: Biblioteca Sesc
“A melhor câmera é aquela que está com você em todo lugar”. A partir desta afirmação, refletimos a respeito da fotografia feita por meio de aparelhos celulares e suas possibilidades nos dias atuais. A oficina contempla dicas de captação, composição, edição e tratamento. A proposta entrelaça os temas fotografia e poesia, incentivando um olhar mais atento às grandiosidades do cotidiano.

22/09 (sex) – 11h
Audiolivro: Contos de Mentira
Local: Hall de Entrada / Capacidade de público: 1 pessoa por vez
Público: Juvenil e Adulto
Breves histórias que são verdadeiros curtas cinematográficos, cheios de desafios e determinação. Na coletânea Contos de mentira, as personagens estão em trânsito, suspensas entre um fato e outro, um gesto e outro, uma e outra espera. Dessa suspensão emerge o ser humano sempre solitário envolto no tempo que passa lentamente sem trazer a possibilidade de redenção ou apenas de acolhimento.

22/09 (sex) – 9h | 13h30
Oficina de declamação cênica de poesias
Local: Escola Integração
A oficina permitirá o encontro entre a poesia e o teatro. Os participantes poderão experimentar a linguagem cênica que revele as diversas maneiras de ler os poemas com sentimentos.

22/09 (sex) – 10h30 | 15h
Encantos literários
Local: Hall de Entrada do Sesc
Narração de histórias dentro da tenda literária.

22/09 (sex) – 19h30
CineSesc – Filme: Caverna dos sonhos esquecidos
Duração: 90 minutos
Local: Cine Unicentro / Capacidade de público: 80 pessoas
Público: Livre
Com um acesso sem precedentes e superando desafios técnicos consideráveis, Werner Herzog capturou em 3D o interior da Caverna Chauvet, no sul da França, onde foram descobertos centenas de desenhos rupestres em 1994. O diretor revela um mundo subterrâneo impressionante, com pinturas que têm em média 32 mil anos de idade.

 

PROGRAMAÇÃO PERMANENTE

Horário: 8h às 20h
Local: Sesc Guarapuava
Exposição e venda de livros – Espaço destinado à comercialização de livros.
Participação: Livraria Paço da Luz

Exposição: Xilogravura
A xilogravura é uma antiga técnica chinesa, conhecida desde o século VI, que consiste em entalhar a madeira com ferramentas cortantes, como o buril, de tal forma que monte uma imagem ou um texto. Utilizada como manifestação artística, esta técnica é muito popular na região nordeste do Brasil, onde estão os mais populares xilógrafos e cordelistas brasileiros, como o pernambucano José Francisco Borges. A partir desta perspectiva empreendemos o desenvolvimento de um varal de Cordel com os alunos do projeto Futuro Integral Sesc.  Nessa perspectiva, em consonância ao clube de leitura os cordéis trazem como temática a sustentabilidade, pois é notória a necessidade de uma educação ambiental para fomentar boas práticas em sociedade. Com isso, usamos da técnica de xilogravar, em isopor reaproveitável, como forma de expressão artística e instrução literária.
Local: Hall do Salão Social

Poesia Líquida
Poesias colocadas em garrafas.
Bauman (2007) afirmou que vivemos em tempos líquidos, ou seja, tempos nos quais as instituições e/ou organizações sociais não podem (e nem conseguem) permanecer com a mesma forma por muito tempo.
Local: Restaurante

 

*Programação sujeita a alteração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Coisas para fazer em Guarapuava

Fevereiro mal começou e ao contrário de janeiro, está voando! Apesar da semana ter sido rá…