Principal Categorias Destaque Secretaria desenvolve projetos que melhoram a vida das mulheres

Secretaria desenvolve projetos que melhoram a vida das mulheres

6 minutos para ler
0
655

Por RVisual | Foto: Arquivo Pessoal

A Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres de Guarapuava existe desde 2013. Atualmente, a equipe possui dois focos de trabalho: o combate à violência contra a mulher e a promoção da autonomia econômica.

“Por muito tempo, a secretaria foi conhecida como se fosse apenas para o combate à violência, mas é também uma provedora de políticas públicas. O combate é só um braço, mas não ela inteira”, ressalta a secretária municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Priscila Schran.

Restaurar
O projeto Restaurar é uma extensão da Faculdade Campo real. Ele pratica a justiça restaurativa por meio de círculos com os homens autores de violência feminina. O projeto é pensado com foco neles. As mulheres que são atendidas pela secretaria e acreditam que o cônjuge participando vai entender que sua esposa não é uma posse e irá discutir sobre a sociedade patriarcal. O Restaurar trabalha com diversos profissionais pensando nas práticas restaurativas.

Ela Empreendedora
O foco principal do Ela Empreendedora é a profissionalização de mulheres que estão em situação de vulnerabilidade social. “Nós entendemos que um dos pontos que ajudam as mulheres a sair da violência é a independência financeira”, explica Priscila. O projeto é voltado para a capacitação, com oferecimento de cursos e patrocínio da Faculdade Guairacá, do Tribunal de Justiça e da Secretaria de Assistência Social. Muitas organizações de poder público estão articulando com foco na empregabilidade dessas mulheres. Atualmente, o Shopping Cidade dos Lagos é o local de referência para capacitação, pois vagas surgiram e o programa atual ocorre de acordo com a necessidade do mercado de trabalho. “É um projeto gigante que atende essas pessoas”, explica a secretária.

Consulta pública
A Secretaria de Politicas Públicas para as Mulheres de Guarapuava e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher lançaram um Plano Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres. Com ele, as prioridades e ações que devem ser desenvolvidas em defesa de todos os direitos das mulheres foram definidos, é uma forma de garantir que sejam alcançados. Além disso, uma consulta foi realizada para eleger as prioridades do ano de 2018. Os passos foram escolhidos através dela, que reuniu mais de 120 pessoas, sendo que os três poderes públicos estiveram presentes. Em 2017, uma emenda parlamentar disponibilizou R$ 100 mil para aquisição de equipamentos para a pasta.

Lei da Construção Civil
A Lei da Construção Civil surgiu no ano passado por meio de uma ideia do prefeito Cesar Silvestri Filho. O campo ainda é pouco explorado para as mulheres. A lei foi aprovada como incentivo para que as estudantes que concluíram os cursos oferecidos pela secretaria tenham uma oportunidade garantida. Desde agosto, 10% das contratações para obras da prefeitura foram de mulheres. “Esse é um diferencial, nós articulamos planos em que a cidade as inclua, não é apenas uma pauta da secretaria, mas sim do município. Nós estamos passando por um momento de aperfeiçoamento dos serviços e de consagração”, ressaltou Priscila.

Todas as mulheres em qualquer situação podem e devem procurar a secretaria que oferece apoio, incentivo e luta pelo direito e combate a violência.

Fanpage
(42) 3622.1342
Av. Moacir Júlio Silvestri, 1.545, Batel
secretariadamulher@guarapuava.pr.gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Coisas para fazer em Guarapuava

Fevereiro mal começou e ao contrário de janeiro, está voando! Apesar da semana ter sido rá…