Principal Categorias Destaque Trollendo: incentivo à leitura no Youtube

Trollendo: incentivo à leitura no Youtube

5 minutos para ler
0
520

Texto e foto: RVisual

Quem conhece a professora Nincia da universidade sabe que ela é uma professora para lá de descolada. Agora, ela também é youtuber. O canal Trollendo começou como uma iniciativa de um projeto de extensão que busca aproximar os adolescentes da literatura. O intuito é auxiliar os vestibulandos com dicas de leitura e de redação.

“Começamos pensando nos livros que a Unicentro pede em vestibular, já que estamos localizados aqui, mas futuramente queremos abranger outros espaços”, conta a professora Nincia Cecilia Ribas Borges Teixeira. O objetivo não é passar um resumo da obra, mas aguçar a curiosidade e guiar a leitura, facilitando a compreensão e a interpretação de textos.

Além da docente, a publicitária Marcia Costa cuida das edições dos vídeos que são publicados no canal e do conteúdo de redação. “Quem vê o vídeo não encontra uma imagem quadrada e dura. Nós editamos com ilustrações e outros recursos que deixam esses produtos mais divertidos”, afirma Marcia.

O modelo de aula que as duas utilizam quer atingir os alunos que não têm a possibilidade de se deslocar até cursos preparatórios. Os livros que são apresentados possuem uma linguagem mais densa e, por isso, as dicas são importantes. “Eu acredito que sozinhos esses alunos podem perder detalhes. São destaques que a gente passa despercebido e o canal está em rede para mostrar”, continua a publicitária.

A professora Nincia ressalta que os adolescentes precisam ler e, embora os vídeos sejam um meio para facilitar, não reduzem a importância do contato com o livro. Portanto, as mídias foram criadas como um auxílio para a sala de aula e com essa ideia o canal surge para levar uma educação ainda mais próxima, ter maior contato entre docente e discente.

Para o futuro o esperado é o crescimento do canal e abrangência de um público ainda maior. “Nosso retorno é bem legal, de gente da área e de fora, mas nosso maior objetivo é ampliar”, aponta Nincia.

Nincia Cecilia Ribas Borges Teixeira é pós-doutora pela UFRJ. Doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005), Mestre em Letras pela Universidade Estadual de Londrina. É Professora Associada da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro-PR). Professora nos cursos de Letras e Comunicação Social. Professora do Mestrado em Letras e no curso de Arte Educação. Autora do livro: “A Escrita de Mulheres na Pós-modernidade e a Desconstrução do Cânone Literário”.

Marcia Costa possui graduação em Tecnologia em Marketing pela Faculdade Internacional de Curitiba (2009). Graduação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2013). Pós-graduação em Artes Visuais: Cultura e Criação pelo Senac-PR (2013). Mestrado em Letras pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2018).

Fanpage | YouTube

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Coisas para fazer em Guarapuava

Fevereiro mal começou e ao contrário de janeiro, está voando! Apesar da semana ter sido rá…