Principal Categorias Matérias Sicredi: Cooperativismo e crescimento

Sicredi: Cooperativismo e crescimento

9 minutos para ler
0
1,167

Mensagem do Presidente:

Grandes histórias precisam ser contadas. É assim que começo falando da nossa cooperativa de crédito e investimento Sicredi Planalto das Águas PR/SP.
Grandes conquistas marcaram a Cooperativa desde a sua fundação em 10 de agosto de 1983, sendo este, em minha opinião, o primeiro grande marco da nossa história. Os 32 fundadores vislumbravam uma entidade que pudesse no futuro atender principalmente suas necessidades de crédito rural, dada a falta de políticas e recursos existentes. Assim nascia naquela época, a Credipuava, uma Cooperativa especificamente voltada ao Crédito Rural.
Ao longo dos anos e décadas os desafios foram grandes, e aquela pequena cooperativa conseguiu se manter viva, ajustando-se ao longo de sua existência, alterando seu nome, se atualizando, inaugurando novas agências e ocupando seu espaço na área de ação combinada pelas Cooperativas do sistema Sicredi no Paraná.
Em 2011, veio o segundo grande marco na história da nossa empresa: a autorização para nos transformarmos em Cooperativa de Livre Adesão de associados, ou seja, dessa data em diante qualquer pessoa de natureza física ou jurídica poderia fazer parte do nosso quadro de associados, fato que acabou acelerando o nosso crescimento em associados, resultados e volumes e exigiu também maior preparação das nossas equipes e melhores e maiores ambientes de atendimento.
O ano de 2015 foi um ano marcante para nós da Sicredi Planalto das Águas PR/SP (antiga Credipuava que em 1992 virou Terceiro Planalto PR), pois, além dos 32 anos da fundação de nossa Cooperativa, mais um marco histórico; fica o registro do ano em que o Banco Central do Brasil autorizou a expansão da nossa área de responsabilidade para o noroeste de São Paulo , em um conjunto inicial de 16 municípios, dos quais se destacam: Votuporanga, Fernandópolis, Jales e Santa Fé do Sul.
Encerramos portanto o de 2015 com o registro do terceiro grande marco, quando fomos autorizados pela entidade máxima do Sistema Financeiro Nacional, o Banco Central do Brasil a levar o sistema Sicredi, com sotaque paranaense da região do Terceiro Planalto do Paraná, ao noroeste de São Paulo, com a missão de nos próximos anos implantar em toda aquela região o estilo aqui já desenvolvido.
Iniciaremos essa nova fase inaugurando, até outubro deste ano, a primeira agência no município de VOTUPORANGA, qual é muito pujante e com características de aceitação do modelo cooperativista muito parecidas com as que temos aqui no Paraná.
Resumindo, durante esses 32 anos muitas coisas foram feitas em prol do desenvolvimento regional, conquistas foram comemoradas e algumas destas ações são importantes destacarmos e rememorarmos:
O atendimento, ano após ano, de toda a demanda dos nossos produtores rurais tradicionais quanto ao crédito rural, seja de custeio ou de investimento (nosso objetivo primeiro, fundamentado no alicerce da fundação da Cooperativa).
As nossas frequentes participações nas principais feiras e eventos da nossa área de ação, sendo parceiros da comunidade e das entidades envolvidas para a viabilização destas ações.
Construímos uma parceira com o colégio SESI em Guarapuava através do nosso principal programa de responsabilidade social, A UNIÃO FAZ A VIDA. Uma das nossas várias colaborações para a sociedade local, que tem como objetivo maior desenvolver noções de cidadania e associativismo, via escola, nas crianças e adolescentes.
Ampliamos várias de nossas agências e inauguramos novos espaços físicos de atendimento, sempre pensando no melhor atendimento dos nossos associados. Um dos exemplos mais recentes é a inauguração da agência sede da cooperativa, denominada Agência Guarapuava, inaugurada em novembro/15, com mais de 600m2, considerada umas das mais belas estruturas de instituição financeira no município de Guarapuava.
A busca incessante pelo bom relacionamento com o nosso quadro social, seja dentro das nossas agências, ou através de programas de desenvolvimento cooperativo como o Programa Crescer, que forma, em todas as nossa cidades, um grupo de associados mais informados e conhecedores do nosso Sistema Sicredi e da própria Cooperativa, quais diariamente nos ajudam a disseminar os diferenciais do Cooperativismo de Crédito.
Por fim, quero em nome dos nossos Conselhos, de administração e fiscal, agradecer a todos os nossos mais de 14,5 mil associados pela confiança depositada e aos 121 colaboradores pelo trabalho e dedicação e pleno entendimento de que somos diferentes, uma empresa de propriedade coletiva, formada por cada uma das pessoas que se associam.
Estamos presentes no município de Guarapuava com a Agência Guarapuava (antiga XV de Novembro) desde 1984, a agência Portal do Lago desde 2004 e a agência em Entre Rios desde 2011; no município de Candói estamos presentes desde 1997; em Pinhão desde o ano de 2000; Pitanga 2001; Santa Maria do Oeste 2002; Manoel Ribas 2004; Palmital 2007 e Turvo 2009; e logo estaremos em São Paulo no município de Votuporanga. O crescimento da nossa cooperativa não para por aí, afinal, agora nós somos a Sicredi Planalto das Águas PR/SP. Venha com a gente!

Adilson Primo Fiorentin – Presidente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Coisas para fazer em Guarapuava

Fevereiro mal começou e ao contrário de janeiro, está voando! Apesar da semana ter sido rá…